Elementos representativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília – UnB
Instituto de Química
Curso de Graduação
Laboratório de Química Inorgânica

Experimento 1 – Estudo de Elementos Representativos

Patrícia Alves do Nascimento – 10/0054773

Brasília, 14 de Novembro de 2012

INTRODUÇÃO
Os metais alcalinos constituem o grupo 1A da tabela periódica, são assim chamados, pois podem ser facilmente encontrados sob forma de basesde Arrhenius. Sua configuração eletrônica sempre termina em ns1, com n variando de 1 a 7. O hidrogênio, por satisfazer a regra s1, está neste grupo. Porém, não possui nenhuma outra característica físico-química semelhante com os outros elementos.
A reatividade dos metais alcalinos é extremamente alta quando expostos ao oxigênio ou a água. Suas energias de ionização são as mais baixas databela, pois a perda do último elétron da camada se faz sem o desprendimento de muita energia.
As reações entre os metais alcalinos e a água acontecem tão violentamente que podem ocasionar a combustão espontânea do hidrogênio liberado, por isto, devem ser acondicionados em atmosferas de baixa umidade e protegidos contra o oxigênio.
Estes metais que constituem o grupo 1A apresentam baixaeletronegatividade. Apenas os três últimos elementos são essencialmente radioativos. Em geral, os alcalinos são moles, pouco densos, com pontos de fusão e ebulição também menores em relação aos outros metais. Além disso, possuem brilho rapidamente fosco e quando pulverizados, aparentam a cor branca.
Os metais alcalino-terrosos representam os elementos do grupo 2ª da tabela periódica, com configuraçãoeletrônica terminando em ns2, onde n representa o número correspondente à ultima camada.
Estes elementos são altamente reativos. Como possuem dois elétrons na camada de valência, os metais alcalino-terrosos são comumente encontrados na natureza sob estado de oxidação +2.
Devido suas energias de ionização, o Berílio e o Magnésio apresentam os valores mais altos de potenciais de redução do grupo 2A, eos valores dos outros metais são equiparáveis com os alcalinos.
A exceção do berílio, quando em contato com água, os metais tendem a formar hidróxidos com conseqüente liberação de hidrogênio  gasoso. Em contato com oxigênio, formam óxidos de caráter básico. Assim como os metais alcalinos, os alcalino-terrosos possuem baixos valores de eletronegatividade, crescentes com a diminuição do número decamadas, e baixos valores de energia de ionização.
Todos são sólidos à temperatura ambiente e formam retículos cristalinos hexagonais de empacotamento denso, estruturas cúbicas de faces centradas e corpo centrado.
O boro é um metalóide que forma ligações covalentes e possui energia de ionização particularmente alta. Todavia, como ele possui apenas três elétrons na camada de valência e possuium raio atômico muito pequeno, ele forma compostos com octetos incompletos. Essa peculiaridade do elemento faz com que ele possua propriedades notavelmente incomuns.
Já o alumínio, seu vizinho de caráter metálico, forma ácidos anfotéricos. Os óxidos de ambos são importantes, pois são a fonte desses elementos e o ponto de partida para a produção de outros compostos, O alumínio é o elementometálico mais abundante na crosta terrestre, apesar de ser encontrado como bauxita, um óxido hidratado impuro. Até o século XIX, o alumínio era uma raridade. Entretanto, atualmente ele é obtido em larga escala através de eletrólise.
Em suma, o alumínio é um elemento de caráter metálico, reativo, leve, resistente, anfotérico, com uma superfície que se apassiva devido à formação de uma película de Al2O3quando exposto ao ar. Já o boro é um metalóide duro, com propriedades de metal pronunciadas.

EXPERIMENTAL
Procedimentos experimentais:
Parte A – Os metais alcalinos e alcalinos terrosos
1º Experimento: Sódio Metálico (demonstração)
Observando as devidas precauções, foi demonstrada pelo professor a reação de uma pequena quantidade de sódio com água e com álcool. Foram analisados o gás...
tracking img