Elementos representativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os elementos representativos são aqueles da família A, estão divididos em elétrons que tem características semelhantes. Eles são repartidos de acordo com a sua configuração eletrônica.

A configuração eletrônica desses elementos é representada das seguintes formas: ns¹, ns² ou ns² np¹ a 5.

São pertencentes aos elementos representativos: metais alcalinos (grupo IA): ns1; metaisalcalinos – terrosos (grupo IIA): ns2; família do boro (grupo IIIA): ns2np1; família do carbono (grupo IVA): ns2np2; família do nitrogênio (grupo VA): ns2np³; calcogênios (grupo VIA): ns²np4; halogênios (grupo VIIA): ns2np5; gases nobres (grupo VIIIA): ns2np6.



• Metais alcalinos

É um grupo de elementos químicos de propriedades muito similares, ele é formado pelos seguintesmetais: Lítio (Li), Sódio (Na), potássio (k), Rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).

Os metais alcalinos representam uma configuração eletrônica terminada do tipo ns¹, esse elétron pode ser removido com facilidade, devido que o único elétron existente na camada de valência está relativamente afastado do núcleo, e os elétrons internos estão tão aproximados do núcleo, e muito mais firmementeligados, sendo assim, sua remoção é bem mais difícil.

Esse grupo (IA) são os maiores no seu período da tabela periódica. Quando o elétron da camada mais externa é removido para a formação de um cátion, o seu tamanho diminui consideravelmente. Porém, a carga nuclear efetiva é a mesma para todos os elementos do grupo.

A primeira energia de ionização é muito baixa, portanto, é muitofácil retirar o elétron de valência de um átomo alcalino neutro. Do Li para o Fr o tamanho dos átomos aumenta, o elétron externo fica mais afastado ainda do núcleo e a energia de ionização diminui.

A segunda energia de ionização é muito alta, devido que envolve a remoção de um elétron de um íon positivo menor, cujos elétrons estão mais fortemente atraídos pelo núcleo.

Emtemperaturas normais os metais desse grupo adotam um tipo de reticulo cristalino cúbico de corpo centrado de número de coordenação 8. Já em temperaturas muito baixas, o lítio forma uma estrutura hexagonal de empacotamento denso com um número de coordenação 12. Os metais alcalinos são muito moles e podem ser facilmente cortados.

Apresentam densidades muito baixas, por causa dos seus átomos seremmuito grandes.

Os valores das eletronegatividade dos metais alcalinos são muito pequenos, são os menores valores encontrados na tabela periódica.

• Metais alcalinos – terrosos

Apresentam uma configuração eletrônica terminada em ns², ou seja, possuem dois elétrons da na camada de valência.

Os elementos desses grupos são grandes, mas pequenos em relação aos do grupoIA. Na remoção dos dois últimos elétrons da camada de valência aumenta a carga efetiva. O aumento do número atômico é totalmente proporcional ao tamanho dos átomos, e a carga nuclear efetiva são as mesmas para todos os elementos em estado neutro.

Os elétrons são ligados mais firmemente ao núcleo em relação ao grupo IA, então a energia para remover esses elétrons é muito do que do primeirogrupo. A segunda energia de ionização é quase o dobro da primeira, porque com um elétron a menos, a carga efetiva do núcleo aumenta.

Os metais alcalinos – terrosos, quando estão em estado de vapor, permanecem na forma de átomos e não de molécula diatômicas, como ocorre nos metais alcalinos. Isso acontece devido aos elementos desse grupo possuir o ultimo orbital s completo, o que nãopermite a formação de uma ligação covalente.

Os metais desse grupo possuem dois elétrons de valência e pode participar das ligações, levando a uma maior eficiência da ligação, uma maior dureza do metal e uma maior energia de coesão, também o menor tamanho dos átomos gera uma ligação mais curta, porém, mais forte.

Tem maior densidade do que os metais alcalinos. O ponto de fusão...
tracking img