Elementos representativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
as Famílias da Tabela Periódica são distribuídas de forma vertical, em 18 colunas. são considerados da mesma família Os elementos químicos que estão localizadosna mesma coluna da Tabela Periódica, porque possuem propriedades físicas e químicas semelhantes. Esses elementos fazem parte de um mesmo grupo porque apresentama mesma configuração de elétrons na última camada (camada de valência).


A numeração das Famílias da Tabela Periódica se inicia no 1A (representado natabela periódica com o número 1) e prossegue até o zero ou 8A (representado na tabela periódica pelo número 18). Existe também a Família B.
é divida A TabelaPeriódica em Metais, Não-Metais e Semi-Metais e suas famílias são:
 Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos
 Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos
 FamíliaB (Grupo 3 à 12): Metais de Transição
 Família 3A (Grupo 13): Família do Boro
 Família 4A (Grupo 14): Família do Carbono
 Família 5A (Grupo 15): Famíliado Nitrogênio
 Família 6A (Grupo 16): Calcogênios
 Família 7A (Grupo 17): Halogênios
 Família 0 ou 8A (Grupo 18): Gases Nobres
O primeiro grupo é conhecidocomo Metais alcalinos (com exceção do Hidrogénio (H)) e a segunda família é a dos Metais Alcalino-Terrosos. O conjunto formado entre o grupo 3 e o grupo 12 ouFamília B denomina-se Metais de Transição. Depois desse conjunto vem o grupo 13 que é conhecido por Família do Boro, seguido da Família do Carbono (Grupo 14) e daFamília do Nitrogênio (Grupo 15). O grupo 16 é conhecido como Calcogênios, o grupo 17 como Halogênios e, por fim, o grupo 18 que compreende os Gases Nobres.
tracking img