Elemento resistivo linear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS FLORESTAL
Disciplina: Laboratório de Física Geral II – FIF 220

EXPERIMENTO 3 – ELEMENTO RESISTIVO LINEAR


INTRODUÇÃO

Quando um componente deum circuito elétrico é submetido a uma diferença de potencial V, aparece nele uma corrente I. A resistência elétrica R desse elemento é definida pelo quociente entre a diferença de potencial aplicada ea corrente resultante:

R = V / I.

O comportamento de I em função de V depende das características físicas e químicas do material empregado na fabricação do componente elétrico. Quando arelação V / I é constante para qualquer tensão aplicada, o elemento é chamado de resistor linear (I varia linearmente com V). Essa situação corresponde à Lei de Ohm, segundo a qual, “a corrente em umresistor é diretamente proporcional à diferença de potencial, ou tensão elétrica, aplicada nele”. Os resistores lineares são, também, chamados de resistores ôhmicos, e são fabricados usando o elementoquímico carbono, em geral, como grafite.

Associação de resistores

É muito comum se encontrarem, em um dado circuito, resistores associados em série e em paralelo. Sabe-se que
▪ aresistência equivalente Rs, na associação de dois resistores R1 e R2 em série, é dada por R1 + R2; e
▪ a resistência equivalente Rp, capaz de substituir a associação de dois resistores R1 e R2 emparalelo, é dada por (1/Rp) = (1/R1) + (1/R2).

Código de cores de resistores

[pic]


O valor nominal das resistências dos resistores é apresentado por faixas coloridas (código decores), que obedecem ao seguinte critério: partindo da extremidade, as duas primeiras cores formam um número com dois algarismos; a terceira cor corresponde ao expoente da potência de 10 que multiplica onúmero inicial; a quarta cor corresponde à tolerância que mostra, percentualmente, a faixa de valores em que pode variar a resistência do resistor. A ausência de faixa de tolerância indica que o...
tracking img