Egberto Gismonti e o uso do espaço na música: a estética da ECM Records

2116 palavras 9 páginas
Egberto Gismonti e o uso do espaço na música: a estética da ECM Records

Através da disciplina da Disciplina de Projetos e Metodologias foi possível estabelecer um olhar mais amplo sobre o objeto de estudo. A investigação sobre os recursos estilísticos e composicionais da peça Sete Anéis de Egberto Gismonti, se vistos dentro de um contexto global, aquém da música realizada e consumida no Brasil, interage com conceitos e estéticas que operam no campo da música instrumental no mundo.

Através do conceito de campo de Bordieu é possível mapear a música instrumental e o Habitus gerado pelo direcionamento estético da gravadora ECM, criada em 1969 pelo alemão Manfred Eicher, e sua influência sobre as escolhas estéticas de Gismonti. É interessante notar que a ECM cria um novo campo de música instrumental, ao invés de competir com outras gravadoras, através de um conceito que se torna autônomo e novo dentro do mercado musical a partir dos anos 1970: são os artistas que passam a competir entre si para serem selecionados pela gravadora, que trabalha com uma intersecção entre o jazz e a música erudita.

Comprovando o alcance que a ECM teve na formação de uma estética musical, existe uma disciplina oferecida pela Victoria University of Wellington, da Nova Zelândia, chamada Topics in Jazz Studies: ECM Records and European Jazz Since 1970. (http://www.victoria.ac.nz/courses/musc/327?year=2014). Gismonti lançou o disco Dança das Cabeças (1976) pela ECM, que foi talvez o disco responsável por projeta-lo mundialmente. Um ano antes a ECM havia lançado o Köln Concert de Keith Jarrett, que se tornou um campeão de vendas e o disco de piano mais vendido de todos os tempos (3,5 milhões de cópias). O disco Alma (1987) de Gismonti é certamente inspirado pelo trabalho de Jarrett, sendo também gravado ao vivo o disco solo mais importante da carreira em termos de interpretação pianística. A aproximação de Gismonti foi responsável por projetá-lo internacionalmente, e também permitir

Relacionados

  • Monografia Contra baixo
    22414 palavras | 90 páginas