Egb gestacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Infecção por Estreptococcos do grupo B (EGB)

O Estreptococcos do grupo B é um habitante comum do intestino, que muitas vezes sobe do períneo para as taxas de transporte típicos vagina. entre adultos sexualmente activos são de 38% em mulheres e 24% nos homens.
Embora seja encontrado com maior freqüência em mulheres que são sexualmente mais ativas, ainda é relativamente comum, mesmo em adultosque nunca foram sexualmente ativos. Além disso, a colonização não está associado com um número aumentado de parceiros sexuais, ou a um quadro de doença sexualmente transmissível, embora a via sexual favoreça a transmissão.
A colonização é baixa durante a infância, sendo inferior a 4% em crianças com idade entre 3 e 10 anos.
Normalmente, as gestantes colonizadas por EGB são assintomáticas, masa infecção urinária por EGB acomete 2 a 4% das gestantes e indicam uma colonização maciça.

Na mãe, a infeccção por EGB pode causar: infecção urinária (cistite, pielonefrite) e uterine (corioamnionite, endometrite) infecção pós-parto de feridas (abdome ou períneo), sepse e meningite.
No bebê pode causar: dois tipos de infecção neonatal, a precoce e a tardia. A precoce (80% dos casos)acontece na primeira semana de vida, usualmente nas primeiras 6 – 12 horas, e frequentemente está associada com complicações maternas obstétricas predisponentes, pois está diretamente relacionada à ascensão do patógeno da vagina e colo uterino de mulheres colonizadas. Caracteriza-se por sepse, desconforto respiratório, apnéia, pneumonia e, menos frequentemente, meningite. A tardia acontece entre 7 e90 dias do parto, sendo que cerca de 50% é de origem hospitalar; também podem adquirir na comunidade e de mães colonizadas. A meningite ocorre em 1/3 dos casos, comparada a 5% na doença precoce. Ainda pode ocorrer celulite, osteomielite, artrite séptica. Seqüelas em longo prazo de ambas as doenças inclui: deficiência visual ou auditiva, dificuldades de aprendizado ou retardo mental grave.Este microrganismo, que desencadeia toda esta gama de morbidades, permaneceu desconhecido até 1970, quando ocorreu aumento importante da incidência de septicemia e meningite em neonatos causados pelo EGB. Muitos estudos já documentaram maior acurácia do método baseado em cultura, com identificação das mulheres colonizadas no momento do parto, para prevenção da septicemia neonatal. Este método podealcançar eficácia máxima quando alguns cuidados são observados: época gestacional da realização da cultura, sítios anatômicos para coleta da amostra e métodos microbiológicos precisos para cultura e detecção do EGB.
A secretaria da Saúde do Estado de São Paulo instrui o rastreamento, diagnostico e tratamento da seguinte forma:

O que compete à Atenção Básica (no Pré-natal):
1.Rastreamento:
O método de rastreamento é baseado na cultura de secreção vaginal e retal, colhidas por SWAB, para EGB, entre a 35a e a 37a semanas de gestação, para todas as gestantes.

2. Instruções para coleta de material para cultura de Streptococcus agalactiae (Estreptococo Grupo B ou GBS):
A coleta deve ser realizada obrigatoriamente entre a 35a e a 37a semanas de gestação ou a critériomédico.
Para coleta de material em grávida, é necessário não tomar banho ou evacuar até o momento da coleta. Se tiver tomado banho ou evacuado pela manhã, é possível coletar o material no final da tarde.
Fazer inicialmente um swab no intróito vaginal sem utilização de especulo. A amostra deverá ser colhida da vagina inferior, introduzindo o swab por cerca de 2 cm, fazendo movimentosgiratórios por toda a circunferência da parede vaginal.
Fazer posteriormente um swab anal introduzindo levemente (em torno de 0,5 cm) no esfíncter anal.
Identificar os meios de transporte com os respectivos locais de coleta (vaginal e anal).

Conservação para envio:
Meio de transporte: Stuart
Após a coleta, manter os tubos em temperatura ambiente até o envio ao laboratório, que...
tracking img