Eficiencia energetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Electrodomésticos - Etiqueta Energética
A etiqueta energética foi criada com o objectivo de informar o consumidor, no momento da compra, sobre determinadas características e desempenho doselectrodomésticos, utilizando uma escala de classificação para identificar os mais e os menos eficientes energeticamente. Para além do consumo de energia, apresenta informação sobre outras características dosequipamentos como, por exemplo, a água que consomem ou o ruído que produzem.

A rotulagem através desta etiqueta, regulamentada desde 1992, é já obrigatória para lâmpadas e várioselectrodomésticos: máquinas de lavar loiça, lavar roupa e secar roupa, equipamentos de refrigeração (frigoríficos, combinados e arcas), aparelhos de ar condicionado e ainda fornos eléctricos.

No sentido deacompanhar e induzir o avanço tecnológico por parte dos produtores e satisfazer as crescentes exigências dos consumidores foram revistas as directivas sobre rotulagem energética e sobre concepção ecológica deprodutos, tendo resultado na adopção das Directiva 2010/30/CE e Directiva 2009/125/CE. No âmbito destas revisões foi introduzida a nova etiqueta energética com novas classes energéticas e alteradosalguns dos critérios da sua atribuição, bem como removidos do mercado os aparelhos energeticamente menos eficientes.

Os primeiros grupos de aparelhos abrangidos pela nova regulamentação são asmáquinas de lavar roupa e louça, aparelhos de refrigeração e televisores. Estes electrodomésticos são classificados de acordo com uma escala, de 7 classes, de A+++ (mais eficiente) a D (menos eficiente).Duas categorias de equipamentos de refrigeração apresentam 10 classes (de A+++ a G): os aparelhos de refrigeração por absorção (ao contrário dos tradicionais de refrigeração por compressão) e osaparelhos de armazenagem de vinho (categoria criada de raiz). A etiqueta dos televisores, também criada de raiz, tem uma classificação inicial de A a G, migrando para A+++ a D, de forma faseada, até...
tracking img