Efeitos da acupuntura e acao da estimulacao eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EFEITOS DA ACUPUNTURA E DA ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NERVOSA TRANSCUTÂNEA NO ALÍVIO DA DOR DE OMBRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Victor Monteiro Tachy1; Madson Peter Moreira Salgado 2

1 Fisioterapeuta, Especializando em Acupuntura pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos – CBES

2 Especialista em Acupuntura – Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos - CBES


Resumo- A dor e o seu alíviorepresentam uma preocupação para a humanidade desde a antiguidade, e a dor de ombro está entre as mais frequentes, sendo apenas superada pela dor lombar e dor no joelho. O uso da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é relatado como sendo eficiente no alívio dessa dor, já a acupuntura, que é uma das técnicas da medicina tradicional chinesa, também vem se mostrando uma terapêuticaalternativa eficiente, principalmente pelo tempo de melhora entre sessões. Para tanto, objetivamos realizar uma revisão de literatura sobre os efeitos da acupuntura e do TENS no alivio da dor de ombro. Verificou-se que ambas terapêuticas utilizadas se demonstraram eficazes quanto aos seus efeitos no alívio da dor de ombro, entretanto, se observou que a acupuntura obteve melhora do quadro álgico numespaço de tempo menor quando comparado com a utilização do TENS.

Palavras-chave: dor de ombro, analgesia por acupuntura, estimulação elétrica nervosa transcutânea.


Abstract- Pain and its relief represent a concern for the humanity since the antiquity, and the shoulder pain enters on most frequent pains, being only surpassed for lumbar pain and knee’s pain. The use of the electric nervousstimulation (TENS) has being efficient reliefing this pain, already the acupuncture, that is one of the techniques of the traditional chinese medicine also comes showing a therapeutical efficient alternative, mainly for the time of improvement between sessions. For in such a way, we objectify to carry through a literature revision for the effect of the acupuncture and TENS on shoulder pains relief. Itwas verified that both therapeutical techniques used had being efficient on shoulder pains relief, however, if it observed that the acupuncture got improvement of the pain picture in a space of less time when compared with the use of TENS.

Keywords: Sholder pais, acupuncture analgesia, transcutaneous electrical nerve



Introdução



A dor e o seu alívio representam uma preocupaçãopara a humanidade desde a antiguidade. O fenômeno doloroso é de natureza subjetiva e a observação da manifestação dolorosa é uma das principais portas de acesso que os profissionais de saúde podem ter a essa subjetividade (Ferreira e Beleza, 2007).
Segundo Leveyet et al (2005), assinalam que mesmo com todo o progresso da medicina visando desvendar, interpretar e tratar o fenômeno doloroso,ele ainda é hoje inadequadamente entendido, provavelmente por ser sensação individual, única e exclusiva de cada ser, difícil de caracterizar e generalizar.
O trauma tecidual causado por traumas diretos ou indiretos, procedimentos cirúrgicos, além da prática de inúmeras modalidades esportivas, como voleibol, judô, natação e ginástica olímpica, podem resultar em condições dolorosas nocomplexo do ombro, onde essa queixa diminui o rendimento esportivo e pode determinar o afastamento do atleta (COHEN, 1998).
A razão para incidência relativamente alta de dor no ombro é que a estabilidade e o movimento regular do ombro dependem da função integrada de vários elementos: músculos, ligamentos, tendões e as oito articulações envolvidas. (MA, 2006). Apesar de não haver estudos sobre aprevalência de dor e disfunções no ombro na população brasileira, vários estudos de outros países apresentam estimativas de prevalência anual variando entre 5 e 47% (GREEN; BUCHBINDER; HETRICK, 2008).
Além disso, em termos de áreas mais afetadas do corpo com as dores musculoesquelético, a dor no ombro está entre as mais frequentes, sendo apenas superada pela dor lombar e dor no joelho...
tracking img