IDENTIFICANDO A AÇÃO DO PONTO ZUSANLI SOBRE OS MECANISMOS FISIOLÓGICOS: REVISÃO DA LITERATURA

9598 palavras 39 páginas
ADRIANA FERNANDES ROSSI SIMÕES PINTO

IDENTIFICANDO A AÇÃO DO PONTO ZUSANLI SOBRE OS MECANISMOS FISIOLÓGICOS:
REVISÃO DA LITERATURA

Trabalho de Conclusão de Curso de
Acupuntura para obtenção do título de Especialista em Acupuntura da EBRAMEC –
Escola Brasileira de Medicina Chinesa
Professor orientador: Rodrigo Bairros Alves

SÃO PAULO
2010

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente, a Deus pela oportunidade de aprendizado em todos os momentos da minha vida e por ter me conduzido pelo caminho da promoção de saúde e da Medicina Tradicional Chinesa, onde me encontrei profissionalmente e me realizei.
Agradeço à minha mãe, Silvia, por ter me dado a vida, todo seu amor, dedicação e apoio incondicional, sempre.
Agradeço ao meu esposo Felipe pela compreensão nos dias mais corridos e atarefados destinados à conclusão deste trabalho.
Agradeço à minha sogra Alzira por todo apoio e por caminhar ao meu lado há mais de 5 anos, sendo minha segunda mãe.
Agradeço, finalmente, ao meu orientador Rodrigo que foi extremamente paciente e compreensivo, tornando-se para mim, além de um ótimo professor, um amigo. RESUMO

No presente trabalho buscamos verificar o que se fala, estuda e aplica no meio científico especificamente sobre o ponto Zusanli (E36). Trata-se de um ponto muito citado nas mais diversas literaturas da área e utilizado na prática clínica, visto que tem diversas ações e podendo ser aplicado nas mais variadas situações de tratamento. Foram pesquisadas as bases de dados MEDLINE/PUBMED (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e SciELO (Scienfic Eletronic Library). Concluímos que o E36 é um ponto de importante e ampla ação gastrointestinal, analgésica, antiinflamatória e imunomodulatória, o que pode ser comprovado em textos clássicos e teóricos da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), bem como por meio da aplicação científica e prática clínica.
Palavras-chave: Zusanli, E36, Acupuntura, Eletroacupuntura, Medicina Tradicional

Relacionados