Acupuntura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Reposição de Módulo

Aluno: Rogério Buchmann de Oliveira

CBES - Belém

REVISÃO BIBLIOGRAFICA

YIN/YANG, CINCO MOVIMENTOS, ZANG FU E JING LUO.

A Teoria do Yin Yang

A concepção filosófica chinesa a respeito do Universo está apoiada em três pilares básicos: a teoria Yang/Yin, dos Cinco Movimentos e dos Zang Fu (Órgãos e Vísceras) (YAMAMURA, 2004).
Segundo Auteroche(1992), esta teoria considera o mundo como um todo e que esse todo é o resultado da unidade contraditória dos dois princípios, o Yin e o Yang. Yin Yang é a reunião das 2 partes opostas que existem em todos os fenômenos e objetos em relação recíproca no meio natural.
Ainda segundo o mesmo autor, a teoria Yin Yang permite classificar os fenômenos e as manifestações concretas da natureza segundo várioscritérios: conforme os caracteres físicos: tudo o que é animado, em movimento, exterior, ascendente, quente, luminoso, funcional, tudo o que corresponde a uma ação é yang. Tudo o que está em repouso, tranqüilo, interior, descendente, frio, sombrio, material, cujas funções decrescem, tudo o que corresponde a uma substância é Yin.
Yamamura (2004) define Yin/Yang como sendo o conceito básico efundamental de todas as ciências orientais que corresponde à condição primordial e essencial para a origem de todos os fenômenos naturais, como, por exemplo, o princípio da energia e da matéria.
A teoria Yang/Yin, ainda segundo o mesmo autor, concebida há milênios com base na observação da Natureza, obedece a três princípios básicos:
* Transformação do Yang e do Yin;
* Transmutação do Yang e doYin;
* Relatividade do Yang e do Yin.

-------------------------------------------------
YIN - Tudo o que está em repouso, tranqüilo, interno, descende, sombrio, frio, material. Ex: A Terra, a água.
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
YANG- Tudo o que é animado, em movimento, externo, ascende, luminoso, quente,funcional. Ex: O céu, o fogo.
-------------------------------------------------

A relação recíproca que os liga faz com que eles não possam se separar um do outro, não podendo eles existir separadamente. Tal oposição cria um equilíbrio dinâmico que num corpo humano representa boa saúde. De acordo com Yamamura (2004), o Yang e Yin são princípios essenciais à existência de tudo o que existe noUniverso.
O conceito de Yin/Yang é provavelmente o mais importante e distinto da Teoria da Medicina Chinesa. Pode-se dizer que toda fisiologia médica chinesa, patologia e tratamento podem, eventualmente, ser reduzidos ao Yin/Yang. O conceito de Yin/Yang é extremamente simples, ainda que profundo. Aparentemente, pode-se entendê-lo sob um nível racional, e ainda, achar novas expressões na prática clínica ena vida (MACIOCIA, 1996).
O conceito de Yin e de Yang é à base da Medicina Chinesa. A tendência ocidental é de ver os opostos como absolutos; o significado das palavras preto e branco dão esta impressão. Este fato deriva da tendência de ver o mundo feito de partículas e do desejo de ser tão preciso quanto possível. Por isso, a situação é: a ou b, enquanto o pensamento chinês vê o mesmo fenômenocomo dois extremos de algo contínuo. Isso traz uma conotação de que os termos são relativos: não preto e branco, mas sim, mais preto e mais branco, assim como a polaridade nunca é estática, ela está em contínua mudança, o mais preto ficando branco e vice-versa. Esta concepção tem ramificações importantes em todas as áreas (ROSS, 1994).
Tudo o que existe apresenta uma polaridade. Nada é só Yin ousó Yang. Nada é só positivo ou negativo. Forcas antagônicas são complementares e necessárias. No Su Wen, livro básico da medicina chinesa, destacam-se diagramas cuja tradução é a seguinte: “O céu é o acúmulo de Yang. A terra é o acúmulo de Yin”. O fogo é Yang a água é Yin. Yang é a agitação. Yin é a serenidade. O céu e o sol são Yang. A terra e a lua são Yin. Dentro do Yang tem Yin. Dentro do...
tracking img