Eeletromagnetismo

482 palavras 2 páginas
Experiências mostraram que um campo magnético pode ser gerado não apenas por ímãs, mas também por correntes elétricas e hoje atribui­se o magnetismo dos ímãs a existência de micro correntes no seu interior. Desta forma, a origem de qualquer campo magnético é atribuída as cargas elétricas em movimento.
ELETROMAGNETISMO ­ É o ramo da Física que estuda as interações elétricas e magnéticas em conjunto

ORIGEM

A mais de dois mil anos na região da Magnésia na Grécia antiga descobriu-se que certo mineral atraia pequenos fragmentos de ferro. Em função disso o óxido de ferro foi chamado magnetita. Tales de Mileto descobriu que o ferro comum ficava imantado ao entrar em contato com a magnetita.
Na China do século XI descobriu-se que um uma era capaz de manter alinhamento em relação ao pólo norte da terra. Em 1269 Pierre de Maricourt descobriu que uma agulha em diversas posições sobre um imã natural esférico é como os pólos e os meridianos da Terra.
Com tudo só na primeira metade do século XIX um grupo de pesquisadores conseguiu unificar o campo elétrico e o campo magnético. Só em 1820 se obteve uma prova experimental dessa relação pelo dinamarquês Hans Christian Oersted. Ele aproximou uma bussola de um fio de arame que unia os dois pólos de uma pilha elétrica resultando na descoberta de que uma agulha imantada da bussola deixava de apontar par o norte orientando-se para uma direção perpendicular ao arame.
André- Marie Ampère prova que duas correntes elétricas provocam mutua influencia quando circulam através de fios próximos um do outro.

Michael Faraday, em 1831, realizou uma série de experiências observando o fenômeno da indução magnética (efeito do magnetismo na eletricidade). A mais famosa delas foi a construção de uma bobina enrolando um longo fio de cobre em um cilindro oco e ligou as extremidades do fio a um galvanômetro. Quando se inseria rapidamente um imã no cilindro, observava-se uma deflexão na agulha do galvanômetro, quando se

Relacionados

  • Algori
    794 palavras | 4 páginas
  • Física iii
    4326 palavras | 18 páginas
  • ENEM
    4434 palavras | 18 páginas