Educar ecologicamente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Educar Ecologicamente


O que é Educação Ambiental

A Educação Ambiental é definida como o processo que busca "desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemasexistentes e para a prevenção dos novos" (Capitulo 36 da Agenda 21).
Propõe-se que a Educação Ambiental seja um processo de formação dinâmico, permanente e participativo, onde as pessoas envolvidas passem a ser agentes transformadores, participando ativamente tanto do diagnóstico dos problemas quanto da busca de alternativas e da implementação de soluções.

Um dos eventos mundiais mais importantespara a Educação Ambiental foi a Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental de Tbilisi, ocorrida em 1977, na ex-União Soviética. Apesar desta conferência ter acontecido a mais de vinte anos, suas diretrizes e propostas continuam sendo um dos marcos teóricos mundiais sobre Educação Ambiental. De acordo com a Conferência de Tbilise, as principais características da Educação Ambiental são(baseado no documento "Educação Ambiental" da Coordenação Ambiental do Ministério de Educação e Cultura):

1. Processo dinâmico interativo - é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os torna aptos a agir, individual e coletivamente, e resolverproblemas ambientais.

2.Transformadora - possibilita a aquisição de conhecimentos e habilidades capazes de induzir mudanças de atitudes. Objetiva a construção de uma nova visão das relações do ser humano com o seu meio e a adoção de novas posturas individuais e coletivas em relação ao ambiente. A consolidação de novos valores, conhecimentos, competências, habilidades e atitudes refletirá naimplantação de uma nova ordem desenvolvimento sustentável.

3. Participativa - atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando-o a participar dos processos coletivos.

4. Abrangente - extrapola as atividades internas da escola tradicional, deve ser oferecida continuamente em todas as fases do ensino formal, envolvendo a família e toda a coletividade. A eficácia virá na medidaem que sua abrangência vai atingindo a totalidade dos grupos sociais.

5. Globalizadora - considera o ambiente em seus múltiplos aspectos : natural, tecnológico, social, econômico, político, histórico, cultural, técnico, moral, ético e estético. Deve atuar com visão ampla de alcance local, regional e global.

6. Permanente - tem um caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e acompreensão da complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais se dão de um modo crescente e contínuo, não se justificando sua interrupção. Despertada a consciência, ganha-se um aliado para a melhoria das condições de vida do planeta.

7. Contextualizadora - atua diretamente na realidade de cada comunidade, sem perder de vista a sua dimensão planetária ("Aja localmente, penseglobalmente" ).
Alem destas sete características definidas pela Conferência de Tbilise, existe uma oitava, mais recente, que envolve a necessidade de trabalhar a Educação Ambiental como um tema transversal dentro da escola. A questão da Educação Ambiental como tema transversal (incluída como um tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais) passou a ser elemento quase que obrigatório em todasas discussões, mesas redondas e análises recentes envolvendo Educação Ambiental no Brasil.

8. Transversal - propõe-se que as questões ambientais não sejam tratadas em uma disciplina específica mas sim que permeie os conteúdos, objetivos orientações didáticas em todas as disciplinas, no período de escolaridade obrigatória.

Ainda de acordo com a Conferência de Tbilise, os princípios que...
tracking img