Educacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01.Definir psicopatologia.
Psicopatologia é a área da psicologia que estuda os comportamentos que produzem desconforto ou perturbação significativa para um indivíduo ou para outros de suas relações. Tais padrões podem advir de uma interação do sujeito com seus antecedentes (fatores predisponentes, ligados nos padrões hereditários e experiências da infância) ou do indivíduo com seu ambientenatural (fatores precipitantes).
02. O que é neurose?
Neurose é ligada a altos níveis de ansiedade, que é um estado de tensão emocional caracterizada por sentimentos irrealistas e instáveis de apreensão ou temor. A neurose pode existir no âmbito de uma personalidade neurótica ou de uma neurose de sintoma. No primeiro caso, a neurose se desenvolve graças a relações defeituosas entre pais e filhos, eonde a insegurança predispõe a ansiedade. Contudo, o indivíduo desenvolve mecanismos de defesa para controlar a ansiedade e estabelecer um equilíbrio psicológico que lhe permite atuar adequadamente. A personalidade neurótica é normalmente infeliz, tem dificuldades nas relações interpessoais e gasta uma enorme energia para manter seus mecanismos de defesa. A personalidade neurótica pode nãodesenvolver uma neurose sintomática.
A personalidade neurose sintomática é um estado reativo. No final, o indivíduo contrai sintomas neuróticos manifestos e de certa gravidade que podem criar situações paralisantes no psiquismo do indivíduo a ponto de necessitar de ajuda psiquiátrica.
03. Citar e explicar os diferentes tipos de neuroses (de ansiedade, fóbica, de conversão, obsessivo-compulsivo).Neurose de ansiedade – Aqui a causa da ansiedade é reprimida, mas não cessa de todo, existindo um nível brando ou moderado, com períodos ocasionais de intensa ansiedade. Sintomas: dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão, apreensão, sentimento de fatalidade iminente, preocupações irracionais, pânico, palpitações cardíacas, taquicardias, dificuldade para respirar, tremores das mãos,transpiração excessiva (sudorese).
Fobias – medos intensos e opressivos (mais do que as circunstâncias justificariam) de uma situação ou objeto específico.
Obsessivas compulsivas – são formas de afastar a ansiedade considerada irrazoável ou ridícula pelo paciente. Obsessões são pensamentos ou idéias que passam continuamente na mente do indivíduo enquanto as compulsões são ações que a pessoa se senteobrigada a executar, mesmo que pareçam estranhas ou absurdas. Exemplos de obsessão: suicídio, preocupação com a saúde, fazer mal aos outros. De compulsão: listar coisas, lavar constantemente as mãos etc.
Reações de conversão – quando uma situação de estresse está associada a um grande nível de ansiedade que poderá ser transformada em um sintoma físico. As reações de conversão não evidenciam perturbaçãoorgânica real e as pessoas que as exibem podem demonstrar baixa ansiedade. Os pacientes podem simular quadros clínicos. Ex: gravidez psicológica.
04 – O que é psicose?
É a situação na qual o paciente perde contato com a realidade objetiva e passa a construir sua própria realidade subjetiva.
05 – Estabelecer diferenças entre neurose e psicose.
A principal diferença é que na neurose o indivíduomantém seu vínculo com a realidade objetiva enquanto na psicose o indivíduo perde contato com a mesma. Na neurose não há delírios ou alucinações, na psicose, sim. A neurose de sintoma é um estado reativo em que o indivíduo contrai sintomas neuróticos manifestos e de certa gravidade (fobias, compulsões, angústias) enquanto na psicose o paciente cria dificuldades aos outros, como resultado dodesenvolvimento perturbado de personalidade. Na psicose há personalidade anti-social, envolvendo pessoas que agem impulsivamente.
06. Citar e explicar os diferentes tipos de esquizofrenias (simples, hebefrênica, catatônica e paranóide).
Esquizofrenia é uma psicose funcional que se caracteriza pela perda perceptível da realidade, acompanhada de ilusões, alucinações e uma tendência a comportamento...
tracking img