Educacao fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EIXO TEMÁTICO: CONHECIMENTO SOBRE O CORPO
CAP.01 - TREINAMENTO PRECOCE OU ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE
O nosso país hoje é considerado pelos outros países do mundo como um celeiro de grandes atletas principalmente de jovens que sonham em alcançar o profissionalismo que automaticamente trará uma posição financeira melhor para que possam ajudar suas famílias já que a grande maioria é de um estado deestrema pobreza, e vêem no esporte e principalmente no futebol a chance de mudar ou apenas melhorar de vida.
Um grande problema observado é que menos da metade desses jovens conseguem alcançar algo. Vamos pegar como exemplo o futebol que é considerado “paixão nacional”. Hoje muitos jovens se espelham em grandes craques como Romário, Ronaldo, Messi e participam de diversas peneiras (provas paraescolha de jogadores feita pelos clubes) para tentar a sorte de um olheiro (responsável em observar os garotos e escolher os melhores) escolhe-lo para fazer parte dos selecionados.
Após a escolha o pequeno atleta pode iniciar o processo de treinamento no clube, onde nesse momento seus problemas podem começar. Um aspecto que merece atenção neste trabalho feito nos clubes é o fato do modeloesportivo adotado por algumas dessas instituições é o modelo aplicado aos adultos. Ao mesmo tempo em que este modelo atrai pelo alto nível da competição, outras vezes afasta por fatores como o excesso e rigidez de exigências advindas deste tipo de competição.
Para o treinamento infantil e de jovens requer um conhecimento básico das condições vigentes em cada faixa etária. Somente este conhecimentopossibilita estabelecer um treinamento adequado às necessidades de cada atleta
Podemos dizer que o treinamento precoce é o período onde se adotam métodos ou programas de treinamento especializados, onde podemos observar que os maiores influenciadores são: a mídia, que mostra o mundo de atletas bem sucedidos, os ídolos que são os espelhos para esses jovens, os eventos esportivos como olimpíadas,mundiais e copas que mostram uma beleza nunca vista e isso se torna um atrativo para uma criança ou adolescente.
Os professores com o seu olhar futurista, também são fortes influenciadores das crianças para a prática de atividade física, sendo que uma minoria não possui formação adequada, levando essas crianças a um treino precoce. E por fim os pais grandes sonhadores, que tentam transferir os “seussonhos” para seus filhos.
Observamos que as maiores ocorrências desse tipo de treinamento são nas escolinhas de clubes e escolas, já que esses locais são centro de formadores de atletas. Quando tratamos de anseios e perspectivas, as crianças e adolescentes que praticam algum esporte sonham em um dia chegar ao sucesso já que se inspiram nos seus ídolos que quebram recordes, obtém sucesso,dinheiro, status e isso deve ser trabalhado na criança de forma consciente.
Os caminhos mais utilizados para a obtenção desse sucesso são o treinamento individualizado, que ocorre em alguns casos de forma precoce, onde alguns professores não preparados utilizam métodos de treinamento para adultos na preparação das crianças. Alguns problemas podem ser observados a nível psíquico, físico e social compraticas precoces de treinamento com crianças e adolescentes. Dentre eles podemos destacar: contusões, desinteresse pelo esporte, estresse por conta das competições e concentrações, desgaste de treinamento, abandono do esporte de forma precoce, desenvolver um comportamento inadequado para idade, além de ser observado o uso de drogas por alguns deles.
TREINAMENTO EXCESSIVO ou OVERTRAININGExiste hoje grande preocupação com a qualidade de vida de profissionais nas diversas áreas do conhecimento. Busca-se sempre oferecer ao trabalhador boas condições de trabalho, propiciando ao ser humano uma qualidade de vida digna que não prejudique sua saúde e muito menos comprometa sua velhice. É importante saber evitar os grandes males decorrentes do trabalho, entre os quais podemos citar a LER,...
tracking img