Edificio prestes maia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Edificio Prestes Maia

O Edifício Prestes Maia, composto por 2 blocos de 22 andares e situado a Avenida Prestes Maia nº 911, abrigava antigamente a "CompanhiaNacional de Tecidos", com o fechamento desta temos o abandono do edifício por seus donos e sua desativação.
O edifício foi fechado e mantido dessa forma durante muitosanos, servindo assim como abrigo para ocupantes ilegais, fato que se repetiu em diversos prédios da região central de São Paulo. No ano de 2002 o edifício foi ocupadopor famílias, que reivindicavam o direito a moradia. A partir de então, desenvolveu-se uma disputa judicial entre as famílias, a prefeitura de S. Paulo e os donos doprédio.

No entanto nos últimos anos foi realizada uma ação de despejo desses habitantes e retorno do prédio ao seu dono original, desde então o prédiopermaneceu fechado, não tendo ate o presente momento um uso especifico ou tendo sido recuperado.
O edifício Prestes Maia foi considerado uma das maiores ocupações ilegaisdo mundo. O prédio, atualmente em estado de recuperação, chegou a abrigar um numero estimado de 1.600 pessoas, sendo 468 famílias. Dessa forma podemos levar o edifícioPrestes Maia como uma grande expressão contraste sócio econômico e da situação extrema de pessoas que lutavam por uma vida mais digna no centro da maior e mais ricacidade do Brasil, assim como a grande prova da decadência de um sistema que não integra os seus habitantes em sociedade.
Existem planos para que com a revitalizaçãodo centro e do prédio ele possa ser associado a iniciativa privada, abrigando alguma empresa ou servindo como fonte de lucro devido a sua localização privilegiada.
tracking img