edema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
EDEMA
é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Ele é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, cuja exata composição varia com a causa do edema. Quando olíquido se acumula em todo o corpo, caracteriza-se o edema generalizado. Quando ocorre em locais determinados o edema é localizado, como por exemplo o edema nas pernas de pessoas com varizes.

EDEMAPULMONAR
Sinônimos: Edema no pulmão; líquido no pulmão.
O que é.
Edema pulmonar é o acúmulo de líquidos nos alvéolos pulmonares. Com isso, o espaço reservado para o ar é ocupado por liquido,impedindo a oxigenação do sangue, causando intensidades variáveis de falta de ar dependendo da gravidade do edema.
Existem 2 tipos de edema pulmonar,
O edema pulmonar cardiogênico ocorre por um malfuncionamento do coração,
O edema pulmonar não- cardiogênico é causado por inflamação aguda e intensa dos pulmões.

Como se adquire.
O edema pulmonar é uma situação médica resultante de alguma doençaaguda ou crônica ou de outras situações especiais. Problemas do coração, como cardiomiopatia ( doença do músculo do coração ), infarto agudo do miocárdio ou problemas nas válvulas do coração, quedeterminam uma fraqueza no bombeamento do sangue pelo coração, estão entre as principais causas do edema pulmonar. Quando o coração não funciona bem, o sangue acumula-se nos pulmões, o que leva à falta dear. Já a infecção pulmonar (pneumonia) ou a infecção generalizada do corpo também leva ao edema pulmonar, mas por um mecanismo diferente. Outra alteração que leva ao edema pulmonar é a diminuição deproteínas circulantes no sangue, seja por problema nos rins ou no fígado. Quando o nível de proteína no sangue diminui, há uma tendência de acúmulo de líquidos nos pulmões. As reações alérgicas por usode medicações, o uso de narcóticos para dor (morfina, por exemplo) ou como droga de abuso, e a radioterapia para tumores do tórax, podem também ocasionar o edema pulmonar. Quando uma pessoa muda...
tracking img