Edema

Páginas: 11 (2610 palavras) Publicado: 9 de julho de 2013
UNIFASC/ISESC
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANTA RITA DE CÁSSIA
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM RADIOLOGIA






EDEMA PULMONAR











ITUMBIARA – GO,
Junho de 2013
DAIANE CAROLINE
INGRID CAROLINE
ISABELA GOMES
MÔNICA FREITAS






Incidências Radiológicas: Edema Pulmonar




Realizado pela Unifasc no curso de Tecnólogo em Radiologia, disciplina deIncidências Radiográficas, sob orientação do professor ESP Rafael Louzino.





ITUMBIARA – GO

Junho de 2013


INTRODUÇÃO
A caixa torácica é a porção do sistema esquelético que oferece um arcabouço protetor para partes do tórax envolvidas com a respiração e com a circulação sanguínea. Vísceras torácicas é o termo usado para descrever essas partes do tórax que consistem nos pulmões e norestante dos órgãos torácicos contidos no mediastino. Anteriormente, a caixa torácica consiste no esterno, que é dividido em três partes.

EDEMA (inchaço) é o aumento de líquido no espaço entre as células (espaço intersticial) do tecido acometido. Edema pulmonar é o acúmulo de fluido nos pulmões. Leva a dificuldades nas trocas gasosas (O2 e CO2) e leva a insuficiência respiratória. Pode ser causadopela incapacidade do coração em receber todo o volume de sangue que o pulmão deve drenar pelas veias pulmonares ("edema pulmonar cardiogênico"), secundário a uma falência ventricular esquerda ou causado por uma lesão direta no parênquima pulmonar ("edema pulmonar não-cardiogênico"). Será apresentado a comparação de exame convencional e tomografia computadorizada, na visualização do edema.OBJETIVOS
Esta pesquisa tem por objetivos, investigar, e informar a nos alunos da área de saúde, sobre alguns aspectos do Edema pulmonar como conceito, sintomas, causas, diagnóstico e tratamento, a fim de mostrar a importância da mesma, pois ela é uma das causas grande mortalidade no Brasil.  JUSTIFICATIVA

Ampliar os conteúdos estudados em sala de aula, no intuito de despertá-lo para o setor de imagenologia na identificação pessoal com áreas afins, aumentar o conhecimento sobre o tema edema pulmonar.





























TORAX

A caixa torácica é a porção do sistema esquelético que oferece um arcabouço protetor para partes do tóraxenvolvidas com a respiração e com a circulação sanguínea. Vísceras torácicas é o termo usado para descrever essas partes do tórax que consistem nos pulmões e no restante dos órgãos torácicos contidos no mediastino. Anteriormente, a caixa torácica consiste no esterno, que é dividido em três partes. A porção superior, o manúbrio, a grande porção central, o corpo, e a porção inferior (menor), o processo (ouapêndice) xifóide. Acima, a caixa torácica consiste em duas clavículas, que conectam o esterno ás duas escapulas, nos doze pares de costelas que circulam o tórax e nas doze vértebras torácicas situadas posteriormente.
O sistema respiratório pode ser dividido em duas partes:
a) Porção de condução;
b) Porção de respiração.
Pertencem órgãos tubulares cuja função é a de levar o ar inspirado ate aporção respiratória, representada pelos pulmões, e destes conduzir o ar expirado, eliminando CO2. Assim, dos pulmões o ar expirado é conduzido pelos brônquios e traquéia, órgão que realmente funcionam apenas como tubos condutores de ar (aeríferos). Acima destes, entretanto, situam-se a laringe, a faringe e o nariz que não são apenas condutores aeríferos. Assim, a laringe é também o órgãoresponsável pela fonação; a faringe esta relacionada com o sistema digestivo, parte dela servindo de tubo condutor de alimentos, e o nariz apresenta porções que cumprem função olfatória. No estudo incluem-se:
Nariz: nariz externo; cavidade nasal; seios paranasais. Faringe.
Laringe: esqueleto da laringe; cavidade da laringe.
Traquéia e brônquios.
Pleura e pulmão.
As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Edema
  • Edema
  • edema
  • edema
  • edema
  • EDEMA
  • Edema
  • Edema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!