Edasxded

1402 palavras 6 páginas
Maiores sociólogos brasileiros

Aspásia Camargo

1. Origem e Formação

Carioca de Realengo, Aspásia Brasileiro Alcântara nasceu em 06 de fevereiro de 1946, na Fazenda do Bananal junto à Serra do Barata onde morava sua avó materna. Filha de José Brasileiro Alcântara, militar, cearense e de Norma Alcântara, neta de portugueses, Aspásia teve a juventude itinerante típica de uma família de militar. Com seus pais e seu irmão mais novo Júlio Sérgio morou também em Vila Isabel, Jacarepaguá, Alegrete no Rio Grande do Sul, e Campo Grande no Mato Grosso do Sul. Seu pai era general da Cavalaria, apaixonado pelos esportes eqüestres tendo sido vice-campeão brasileiro de adestramento. Também ensinava história, era poeta e leitor assíduo, inspirando na filha a mesma paixão. Sua mãe também era uma leitora voraz e foi na biblioteca dos pais que Aspásia leu seus primeiros livros.
Aspásia completou o ensino médio no Instituto La-Fayette, tradicional escola do Rio de Janeiro no bairro da Tijuca, e no mesmo ano prestou vestibular, passando para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

1.1. Vida Acadêmica

Aspásia se formou pela UFRJ em 1964 em Ciências Sociais e tornou-se, em 1966, aos 23 anos assistente do professor Candido Mendes na PUC-Rio. Na UNE, foi assessora nas gestões de Vinicius Caldeira Brandt e José Serra.
Em 1967 mudou-se para Paris e ingressou na École dês Hautes Études en Sciences Sociales, Universidade de Paris onde fez seu mestrado na área de ciências sociais, formando-se em 68. Logo após iniciou, na mesma universidade, seu Doutorado sobre "As Ligas Camponesas e o Movimento Camponês no Nordeste", com o Professor Alain Touraine, de quem também foi professora-assistente. Com Touraine estudou também o movimento ecológico e anti-nuclear, o movimento feminista e as propostas alternativas para uma sociedade pós-industrial, com novos atores sociais e um novo modelo de desenvolvimento.
Aspásia voltou ao Brasil e ao Rio de Janeiro em 1974 e ingressou na

Relacionados