Ed.infantil ldb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pato Branco, 31 de Agosto de 2012

Encaminhamos a Vossa Senhoria, este documento contendo nossa indignação quanto ao termo usado para nossa profissão e o descaso com o nosso salario, para sua apreciação e apelo de mudanças em relação a classe de Educação Infantil, pois é nela que se cumpre o papel de socializador, permitindo as crianças aprendizagens diversificadas, para que possam desenvolveruma identidade própria.
Mesmo após a LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e o PNE/2001 (Plano Nacional de Educação), quando as creches deixaram de ter um caráter assistencialista e passaram a ser considerada a primeira etapa da educação básica, onde quem trabalha em contato diretamente com as crianças é o professor e necessita de formação mínima em nível médio na modalidade normalpara estar em sala de aula, muitos municípios continuaram a fazer concursos com a exigência de apenas nível fundamental ou médio, com nomenclaturas como auxiliar de recreação, berçário, auxiliar de creche, pajem, entre outras até os dias de hoje e como resultado disso exercemos atividades de docente, pois as creches de fato fazem todo o trabalho pedagógico e ainda fazemos o trabalho de cuidar, porémtemos salários e direitos bem inferiores aos dos professores, mesmo tento a qualificação exigida por lei.
Solicitamos aos ainda erroneamente chamados auxiliares de Educação Infantil, a caminhar pela criação de nossa verdadeira identidade que é a de Professor de Educação Infantil, pois desempenhamos a função de Professor Regente e nenhum momento somos Auxiliares. Em muitos municípios,profissionais como nós já conquistaram seus direitos agora é a nossa vez.
Na LDB consta:
TÍTULO V
Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino
CAPÍTULO I
Da Composição dos Níveis Escolares
Art. 21º. A educação escolar compõe-se de:
I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;
Seção II
Da Educação Infantil
Art. 29º. A educação infantil, primeira etapada educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

A educação das crianças de zero a seis anos em estabelecimentos específicos de Educação infantil vem crescendo no mundo inteiro e de forma bastante acelerada, seja em decorrência danecessidade da família e muitas vezes por confiança ao nosso trabalho como uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos, principalmente quando os pais trabalham fora de casa.
Se a inteligência se forma a partir do nascimento e se há "janelas de oportunidade" na infância quando um determinado estímulo ou experiência exerce maior influência sobre a inteligênciado que em qualquer outra época da vida, descuidar desse período significa desperdiçar um imenso potencial humano. Ao contrário, atendê-la com profissionais especializados capazes de fazer a mediação entre o que a criança já conhece e o que pode conhecer significa investir no desenvolvimento humano de forma inusitada.
Hoje se sabe que há períodos cruciais no desenvolvimento, durante os quais oambiente pode influenciar a maneira como o cérebro é ativado para exercer funções em áreas como a matemática, a linguagem, a música. Se essas oportunidades forem perdidas, será muito mais difícil obter os mesmos resultados mais tarde.
Outra questão importante a analisar é o número de crianças por professor, pois, nessa faixa etária, as crianças precisam de atenção bastante individualizada em muitascircunstâncias e requerem mais cuidados dos adultos do que nos níveis subsequentes da escolarização.
Essa educação se dá na família, na comunidade e nas instituições. As instituições de educação infantil vêm se tornando cada vez mais necessárias, como complementares à ação da família, o que já foi afirmado pelo mais importante documento internacional de educação deste século, a Declaração...
tracking img