Atps economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Curso Administração

Atividade Avaliativa – ATPS – Economia

Professor Presencial-
Professor á Distância-

Pelotas / RS
2012

Atividade Avaliativa – ATPS – Economia

Trabalho apresentado ao Curso deGraduação em Administracao da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da AtividadeAvaliativa.



Cidade / Estado
2012
O turismo e uma área relativamente nova, como atividade organizada; assim não existe também uma metodologia especifica para desenvolver, mas sabe-se que cada vez mais o seu estudo torna se importante pela função que as atividades de lazer e turismo desempenham no desenvolvimento econômico e social dascomunidades.
O conceito do Turismo e bastante controverso. Este sempre relacionado com viagem, mas NE toda viagem pode ser considerada turismo, trata se de um processo complexo de seu local habitual de residência por períodos determinados.
Existem várias definições para turismo, que variam desde o gosto de realizar viagens, sejam de prazer ou recreio e esporte, ou mesmo prática esportiva de locomoção, pormero recreio ou prazer de viajar. Já as Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo o definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros." O que vale ressaltar que a segunda definição seinclui viagens para negócios, não sendo somente as de laser.
No Brasil o turismo surgiu com a vinda dos portugueses, alguns dos primeiros lugares a receber turistas foram Petrópolis, Poços de Caldas e Campos do Jordão, dentre esses o melhor hotel foi o Grande Hotel, de São Paulo, construído em 1878.
Atrativo turístico – e o recurso natural ou cultural que atrai os turistas para visitação.
Completoturístico – o atrativo já disponha de uma infra- estrutura para alimentação e hospedagem.
Centro turístico – aglomerado urbano, dentro do seu território os atrativos são capaz de motivar uma visitação turística.
Área turística – território circulante que contem vários atrativos e estrutura de transporte e comunicação entre vários elementos.
O turista na busca para conhecer um atrativo turístico,necessita usufruir de vários elementos para satisfazê-lo, como a necessidade de hospedagem, alimentação, informações turísticas, comercio e serviços públicos.
A atividade turística contribui para o desenvolvimento socioeconômico, na medida em que motiva a redistribuição de renda, emprega mão-de-obra, contribui para a conservação do meio cultural, incentiva o desenvolvimento cultural da comunidadee estimula a preservação dos atrativos naturais e arquitetônicos.
Os recursos gerados pelo turista circulam, considerando os gastos praticados em hotéis, nos restaurantes, nos bares, nas áreas de diversões e entretenimento. O envolvimento financeiro abrange toda a comunidade.
Nos últimos quatro anos, o turismo brasileiro vem respondendo aos desafios representados pelas metas do Plano Nacional doTurismo. Governo Federal, empresários, terceiro setor, estados e municípios trabalharam juntos para colocar em prática uma nova política para o turismo. Pela primeira vez na história, o turismo tornou-se prioridade de Governo, com resultados positivos para a economia e o desenvolvimento social do País.
O Ministério do Turismo contabiliza muitas vitórias conquistadas: a ampliação da oferta de...
tracking img