Ed fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TÓPICO: ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICA

1) Em quais situações a prática por partes é recomendada? Justifique sua resposta.
R: Quando o aluno não conhece o movimento e o mesmo tem alta complecidada e baixa organização. Se o movimento é completo divide-se em varias partes, ensina-se cada uma , depois o movimento completo , facilita a assimilação.

2) Descreva uma atividade (exercício) para aaprendizagem do arremesso do basquete organizada de forma variada e em bloco.
R: Variada = Existem 3 demarcações a frente da quadra "A" central , "B" direita do garrafão , "C" esquerda do garrafão , cada um com uma bola. O jogador vai para a posição "A" executa o arremesso , vai para a posição "B" , faz o arremesso corre para a "C" e executa o mesmo movimento.
Bloco = Aluno na posição do arremesso forada garrafão com 6 bolas a sua frente , executa os arremessos um atrás do outro sem interrupção.

3) Qual a diferença entre prática variada e prática constante?
R: Na prática variada , a habilidade é executada com variações e de diferentes maneiras. Na prática constante é executada o mesmo movimento , sem variações.

4) Descreva uma atividade (exercício) para a aprendizagem da manchete dovoleibol organizada de forma randômica.
R: O aluno se posicionará na linha de 3 metros e receberá a bola vinda do outro lado da quadra. O mesmo deverá passa-la de manchete para o outro lado. O proximo passo será realizar a manchete com o objetivo de passa-la ao levantador de sua equipe: uma outra possibilidade deverá ser proposta ao aluno , executar o maximo de toques de manchete possivel sem deixara bola cair.


TÓPICO: ATIVAÇÃO E METAS DE APRENDIZAGEM

1) Por que o estabelecimento de metas pode melhorar a aprendizagem de habilidades motoras?
R: Quando proposta uma meta deve-se atender para que sejá realista , especifica e desafiadora. Esse processo contribui para que o objetivo sejá alcançado pois o aluno terá parametros de comparação de seu desempenho entre outros individuos.2)Explique como o nível de ativação de um indivíduo pode influenciar positivamente ou negativamente a aprendizagem de habilidades motoras.
R: Quando a habilidade motora exigir um grau de atenção elevado e o aluno apresentar uma ativação baixa compromenterá o aprendizado , ao contrário também pode ocorrer-se a ativação do aluno estiver alta podendo acarretar um estreitamento perceptivo do ambiente ede suas ações , logo:
Ativação baixa: menos estimulos captados.
Ativação alta: menos percepção de estimulos.

3) Descreva as relações entre a quantidade de ativação e as características das habilidades motoras.
R: Quando a habilidade motora for de alta complescidade , logo se exigira uma maior quantidade de ativação do aluno , quando isso ocorre o aluno observará a maior parte dosestimulos. Habilidade motora movimento voluntario aprendido e com finalidade especifica perceber , selecionar , programar , movimento.

4) Explique a relação entre o conceito de fechamento (estreitamento) perceptivo e o princípio da ativação.
R: O estreitamento perceptivo tem relação direta com grau de ativação do aluno , ou sejá quando maior for essa ativação a capacidade do aluno em perceber ,selecionar e programar ficará comprometida. Alta estreitamento perceptivo ativação = exitação do sistema nervoso.

5) Por que é importante para o professor trabalhar o estado de ativação (excitação) dos seus alunos no processo de aquisição e performance motora?
R: Quanto antes o aluno vivenciar o mais proximo da realidade de jogo , ficará ambientado com as situações reais de uma partida. Esseprocesso facilitará o processo de perceber , relacionar e programar suas açoes em uma situação real.
Assim ele vai perceber , identificar , selecionar , programar o movimento.


6) Estudo de caso: "O professor de futebol percebeu que seus alunos estão desmotivados para treinar. Como estratégia, ele decidiu realizar uma atividade envolvendo metas de aprendizagem." Colabore com o professor e elabore...
tracking img