Ed.fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karatê
Karatê é uma arte marcial de autodefesa originaria do Japão. A palavra caratê significa “mão vazia”. É uma arte marcial que ensina golpes para a autodefesa sem armas de qualquer espécie.
O praticante do karatê é chamado de karateca.
Atitudes positivas e autodisciplina são importantes na prática do karatê. Os principais objetivos são: o aperfeiçoamento do caráter, e a busca por maioreficácia de todo o corpo no momento da autodefesa.
O método de combate dessa arte marcial baseia-se em posições iniciais de equilíbrio, que dão origem aos golpes, que podem ser socos ou chutes no adversário. A respiração deve ser controlada e é comum, no momento do golpe, que o karateca solte uns gritos especiais.
Para ser aceito como um esporte, para a prática do karatê foram estabelecidas regraspara se evitar ferimentos e lesões graves. Dessa forma ficou mais dinâmico, exigindo maior técnica, velocidade, controle e estratégia.
É muito grande a variação de estilos e de escolas de karatê. Algumas delas são: Shotokai, Goju-ryu, Wado-ryu, Shito-ryu.Shaolin, Shotokan, Matsubayashi-ryu, Shobayashi, Matsumura Seito, Kobayashi-ryu e Matsumura Motobu, entre outras.
Como esporte existe doistipos de competição no karatê:
· No tipo kata são atribuidos pontos para a performace do karateca, seja individualmente ou em grupo (trio). Os movimentos devem ser ágeis, harmoniosos e sincronizados, lembrando um pouco uma apresentação de ginástica olímpica. A avaliação é feita por 5 juízes.
· No tipo kumite há uma luta entre dois karatecas, com duração de dois a cinco minutos. São atribuidos pontospara os golpes desferidos variando, inclusive, o valor da pontuação dependendo da área do corpo do adversário que foi atingida. Devido ao grande número de estilos, há também uma grande variação nas técnicas e na pontuação atribuida a determinados golpes, como o Ippon, Nihon e Sanbon.
O karatê pode ser praticado por crianças a partir dos 11 anos, e além dos beneficios já citados, sua práticadesenvolve a mobilidade das articulações e a coordenação motora, melhora o condicionamento cardiovascular e o muscular
Judô
História do Judô
O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Estaarte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa.
O judô teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais.
Luta e regras
As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado).Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagens.
No judô competitivo existem quatro tipos de pontos:
· Ippon: ponto completo, equivale ao nocaute, o adversário está fora de combate. É obtido quando o oponente cai com as costas no chão, no final de um movimento perfeito.
· Wazari: meioponto, com dois se obtém um Ippon. Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição.
· Yuko: ponto menor que o Waza-ari (1/3 de um Ipoon), obtido quando o oponente cai de lado.
· Koka: Ponto inferior ao yuko, vale ¼ de um Ippon, obtido quando o oponente cai sentado ou de joelhos. Apesar de cumulativo não conduz ao Ippon, isto é, a luta continua mesmo que um atleta acumule quatro kokas.O judô em pé objetiva provocar o desequilíbrio do adversário sem perder o próprio equilíbrio. Já o judô de solo se baseia em controlar ou provocar a rendição do adversário através de várias técnicas. No judô não existem chutes nem socos porque é baseado nas técnicas usadas pelos samurais nos campos de batalha.
Proibições
No judô não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar...
tracking img