Ed comandos eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Verificado os componentes necessários para a partida direta do motor trifásico, aplicação e funcionamento.
(Estas verificações são realizadas em todos os circuito).
Botoeira NA e NF esta ok, a tensão de entrada ok , achamos o quarto fio, contator k1 ok.
Entrada do circuito de potencia RST ok, entrada L1,L2,L3 verificado, saída L2,L4,L5 esta ok e a ligação esta com fechamento em estrela edepois triangulo.
Descrição do funcionamento do circuito A.
No inicio deste circuito de comando BO é o contato fechado que o cabo R entra no contato aberto 3 B1 que interliga o cabo para a entrada 4 B1 quando aciona a botoeira B1 é fechado o contato e alimenta A1 que é o K1 e a saída A2 para a rede S, que fecha o circuito e entra o contato de selo com o cabo em paralelo com o terminal 3 com o 13de entrada e na saída o terminal 4 e o 14 que fecha o contato de selo. (onde aciona o motor) E para desligar é só acionar a botoeira B0 (desligará o circuito).
No circuito de potencia pegamos as três fases RST, fase R conectamos o cabo até a entrada do contator L1 da mesma forma a fase S até L3 e o T até L5.
E na saída do contator L2,L4,L6 levamos os cabos até o motor onde determinaremoso fechamento do motor de 6 pontas: se for estrela 1,2,3 ligados nos terminais do contator L2,L4 e L6.Se for triangulo o fechamento os cabos unidos 1e6,2e4,3e5.Obs: A fase T onde achamos o quarto fio é realizada a ligação dos motores.

Conclusão: (A)

Montar um circuito de comando elétrico depende de muita atenção nas ligações de entrada nas botoeiras NA e NF para não ocorrer inversão decabos nas botoeiras.
No contato de selo para funcionar corretamente é preciso a ligação estar em paralelo em contatos abertos para quando acionar a botoeira B1 fechar corretamente.
E no comando de potencia a contatora com as entradas RST no k1 e na saída do k1 , o R, A1 uma das fases e o S, A2 a segunda fase, quando aciona a botoeira B1 o contato de selo se fecha ligando o motor.(com aquantidades de cabos é bom ter variações de cores de cabos e marcações numeradas para não ocorrer inversões e para uma boa visão do circuito.









Descrição do funcionamento do circuito B.

Partida temporizada de motor de indução trifásico (MIT).
No circuito de comando B o B0 é o contato fechado que esta em serie com o contato aberto 3,4 de B1 que quando aciona a botoeira B1 energizaK1 que por si fecha o contato de selo 13,14 também energizando a bobina do relé temporizado T1 que conta o tempo programado no potenciômetro e dado o tempo a bobina que alimenta K2 que por si fecha o contato de selo do T1 15,18 ligando o motor. E ao pulsar B0 o circuito se abre desnergizando K1 que por consequência abre o contato de selo desnergizando tambem o rele temporizado T1 que porconsequência desnergiza K2 que abre o contato fechado T1 15,18 desligando o motor.

No circuito de potencia pegamos as três fases RST, fase R conectamos o cabo até a entrada do contator L1 da mesma forma a fase S até L3 e o T até L5.
E na saída do contator L2,L4,L6 levamos os cabos até o motor onde determinaremos o fechamento do motor de 6 pontas: se for estrela 1,2,3 ligados nos terminais do contatorL2,L4 e L6.Se for triangulo o fechamento os cabos unidos 1e6,2e4,3e5.Obs: A fase T onde achamos o quarto fio é realizada a ligação dos motores.

Descrição do funcionamento do circuito C.
Partida temporizada de motor de indução trifásico (MIT).
No circuito de comando C a botoeira B0 é o contato fechado que esta em serie como contato aberto 3,4 e quando aciona B1 o cabo esta em serie com K2contato fechado que alimenta bobina K1 que por consequência fecha o contato de selo de K1, que alimenta a bobina A1 do relé temporizado que a partir do momento conta o tempo programado para alimentar a bobina de K2 que por sequência alimentada fecha o contato de selo do relé temporizado T1 15,18 dando sequencia dando sequencia ao fechamento do contato de selo 13,14 de K2 e abertura do contato...
tracking img