Ecovilas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TER 00163 – Biotecnologia Geral

1º semestre 2012

Assunto: Ecovilas



| BIOTECNOLOGIA GERALPrimeira avaliação da disciplinaPrimeiro semestre de 2012 | |
Ecovilas - Edição 2012

RESUMO
As pessoas que buscam a natureza são conscientes. Com essas atitudes nascem as ecovilas. Lugares que estão em contato direto com o meio ambiente onde, se utilizam de recursos naturais para a suaconstrução. As ecovilas são moradias ambientalmente corretas, onde são construídas também com materiais reciclados, com o mínimo de impacto na natureza. Sendo projetada com a intenção de atender às principais necessidades do homem.
Palavras-Chave: construção ecológica, energia renovável, autossustentável, reaproveitamento de materiais.
1. INTRODUÇÃO
A primeira sensação é de estranheza, como sevocê tivesse no cenário de um daqueles filmes antigos de ficção científica ou então numa comunidade exotérica habitada por excêntricos desconectados do mundo. Mas, logo depois, você percebe justamente o contrário: em tudo há senso prático e busca por aplicação na vida concreta das pessoas, sempre procurando conforto, porque vida sustentável nada tem a ver com a vida primitiva.
Robert Gilman emseu livro "O que é uma Eco-Vila?" (1991) oferece a seguinte explicação: "Uma Eco-Vila é um assentamento de escala humana completamente caracterizado onde as atividades humanas estão integradas ao mundo natural de maneira não danosa e de tal forma que deem apoio ao desenvolvimento humano saudável e que se possa continuar indefinidamente  ao futuro".
A ideia de ecovilas foi incorporada pelas naçõesUnidas no programa de Desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis (SCDP). Para que uma vila seja considerada uma ecovila, é necessário que haja uma prática constante de mudanças de hábitos, comportamentos individuais e coletivos; harmonizando o planeta, de forma equilibrada e inovadora, cedendo a estilos de vida mais saudáveis, visando a proteção do meio ambiente e a utilização racional dosrecursos naturais. 
Com essa definição, podemos dizer que ecovilas são construções ecológicas com baixo impacto ambiental e vem provando que é possível se valer das regras dos três Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) para projetar um imóvel. A ecovila busca responder aos desafios atuais da questão habitacional e apresentar alternativas, aplicando no processo construtivo, uma combinação de técnicastradicionais e modernas.
O projeto de uma ecovila visa ser o mais integrado possível com o meio ambiente, utilizando das técnicas da permacultura (ou agricultura permanente - que se torna autossustentável ao passar do tempo) juntamente com uma educação holística.  A ideia é a criação de vilas autossuficientes, gerando trabalho, conforto, vida social, saúde, educação, e com o mínimo impactoambiental para tais necessidades.
Habitações autossustentáveis são um exemplo da arquitetura do novo milênio. A ideia é construir assentamentos populares onde haverá menor consumo de energia elétrica, reciclagem de dejetos, economiza de água com reciclagens de esgoto e captação de água de chuva. Estas ecovilas terão áreas verdes em sistema agroflorestais (utilizando-se também da técnica do manejo), quetanto servem para reflorestamento quanto para a preservação ambiental, para o lazer, e também para a produção de alimentos para os moradores.
O desenvolvimento habitacional hoje em dia provoca um grande impacto ambiental, ao mesmo tempo em que sobrecarrega o sistema de fornecimento de produtos básicos como o abastecimento de água, emissão de esgoto, lixo e consumo elétrico. Se não for adotadauma política de sustentabilidade nas cidades acontecerão constantes colapsos no sistema, com necessidade de altos investimentos no setor.

Figura 1. Ecocasa de uma ecovila.

1.1. PERMACULTURA
Tecnologias simples podem promover a sonhada sustentabilidade. Enquanto cientistas e políticos discutem alternativas para o aquecimento global, algumas pessoas decidiram não esperar pelos...
tracking img