Ecossistemas costeiros e insulares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ecossistemas costeiros e insulares

Os ecossistemas costeiros geralmente estão associados à Mata Atlântica devido a sua proximidade. Nos solos arenosos dos cordões litorâneos e dunas, desenvolvem-se as restingas, que pode ocorrer desde a forma rastejante até a forma arbórea. Os manguezais e os campos salinos de origem fluvio-marinha desenvolvem-se sobre solos salinos. No terreno plano arenosoou lamacento da Plataforma Continental desenvolvem-se os ecossistemas bênticos. Na zona das marés destacam-se as praias e os rochedos, estes colonizados por algas. As ilhas e os recifes constituem-se acidentes geográficos marcantes da paisagem superficial.

São 3,5 milhões de quilômetros quadrados sob jurisdição brasileira, com águas frias no Sul e Sudeste do Brasil (zona Argentina) e águasquentes nas costas do Norte e Nordeste. Interagem com grande variedade de ecossistemas litorâneos e marítimos, como recifes de corais, dunas, áreas úmidas, lagoas, estuários e manguezais. Dentro deste conjunto de ecossistemas, ainda podem ser identificados subsistemas menores, com características biológicas peculiares.

Litoral brasileiro: Banhado pelo Oceano Atlântico, o litoral brasileiro tem9.198 km de extensão, com inúmeras reentrâncias com praias, falésias, mangues, dunas, recifes, baías, restingas etc. Praticamente o ano todo o litoral brasileiro possui condições favoráveis à navegação.

Ainda hoje o litoral é a região que concentra os maiores conglomerados urbanos no Brasil. Suas belezas e recursos naturais continuam atraindo mais e mais visitantes, a ponto de alguns irem passar asférias na praia e não retornarem mais aos seus locais de origem. Essa atração é tão forte que os primeiros registros pré-históricos populacionais de que se tem notícia são de comunidades que escolheram o litoral como seu habitat. Os sambaquieiros, como são conhecidos, viam no litoral e áreas próximas ao mar, abundância de recursos alimentares que contribuíram para aumentar suas chances de sucessoe garantiram, em alguns casos, a chance de permanecerem por até mil anos na mesma área.

Características:


Considerando-se uma linha, o litoral brasileiro alcança cerca de 7.367 km. Banhado pelo Oceano Atlântico, é extenso, mas pouco recortado. A Plataforma Continental, equivalente a 200 milhas ou a 370,4 km, tem profundidade média de 200 m e largura média de 90 km. Seu trecho mais largoestá no litoral do Amapá e do Pará, chegando a 400 km na foz do Rio Amazonas. No litoral do Nordeste é mais estreita, voltando a se alargar ao sul do Espírito Santo. Além de ser importante área pesqueira, a Plataforma Continental abriga reservas de petróleo.
Pode-se dividi-lo em 5 grandes regiões diferenciadas pelos aspectos climáticos e continentais: Amazônico, Nordestino, Oriental, Sudeste eMeridional.
No litoral brasileiro encontramos dois tipos de ilhas:



Ilhas Costeiras - Apoiadas na Plataforma Continental. As mais conhecidas são: São Luís (MA), Vitória (ES) e Florianópolis (SC), que abrigam Capitais de Estado; Itaparica, na Bahia; Grande, no Rio de Janeiro; e São Sebastião, em São Paulo que se destacam pelo turismo; e Abrolhos, transformada em Parque Nacional Marinho, distante80 km da costa sul da Bahia, formada por cinco ilhotas de origem vulcânica que reúnem os maiores recifes de coral do Atlântico Sul, atingindo 20 m de altura.

Litoral Amazônico:

Localiza-se da foz do Oiapoque (AP) até o Maranhão oriental.
Apresenta áreas periodicamente inundáveis. É marcado pela foz do Rio Amazonas, com canais, pequenos lagos, manguezais e ilhas, entre elas a de Marajó. Nonorte do Amapá há ainda longas restingas.

Litoral Nordestino:

Localiza-se do Maranhão Oriental (Delta do Parnaíba) ao Recôncavo Baiano.
Apresentam chuvas abundantes e o elemento característico é a formação dos recifes de coral. Destacam-se as dunas do Parque dos Lençóis Maranhenses, que abrigam lagoas no período de chuvas, e o Delta do Rio Parnaíba, entre Maranhão e Piauí. No trecho que...
tracking img