Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A respeito das configurações familiares no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

(b) Em nossa realidade, estudos têm apontado que nas famílias de classe médiapermanece uma hierarquia de papéis, organizados a partir de uma visão tradicional do homem como provedor material e moral do núcleo familiar;
(AGENTE DE DEFESA CIVIL – PSICÓLOGO – RECIFE /2007)
2- As pesquisas sobre famílias no Brasil têm mostrado a diversidade na sua organização, tanto no que se refere à composição quanto no que diz respeito às formas desociabilidade que vigoram no seu interior. Essa variedade segundo Romanelli (inCARVALHO, 2003), não elimina o predomínio da família nuclear constituída por:
(d)Marido, esposa e filhos biológicosou adotivos;
(PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS- PSICÓLOGO)
3- Leser (inCARVALHO, 2003) afirma que é comum considerar-se a desorganização familiar observada em muitas famílias que seencontram em condições de pobreza, como responsável pelo fracasso escolar. Entretanto, as pesquisas com famílias das favelas e periferias das grandes cidades apontam para o fato de queo que existe não é desorganização familiar, mas poliformismo familiar. A partir do texto acima responda:
a) Como pode ser explicado o poliformismo familiar? b) Esta questão, dopoliformismo familiar, teria consequências no fracasso escolar? Fundamente sua resposta. (ADAPTAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS – PSICÓLOGO/2004)
4- A família é o primeiro grupo socialdo qual o individuo faz parte. A observação e a análise das estruturas familiares permitem-nos identificar melhor a posição do individuo no grupo e os jogos que aí se produzem e podemse reproduzir na modalidade de sua articulação com todo o campo social.Exemplifique estas posições do indivíduo. (ADAPTAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ – PSICÓLOGO/2008)
tracking img