Economia e negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE CIENCIAS
SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO


Abdias Gonçalves de Oliveira RA: A6873D-2
Arineuza Rezende Alves RA: A533DH-1Juvercino R. de Oliveira Júnior RA: B171CA-3

Ambiente Econômico Global


GOIÂNIA-GO
2013


O coeficiente de aberturacomercial de um país ou estado é um indicador de comparação internacional, cujo objetivo é o de avaliar níveis de transações comerciais externas de diferentes países. Para se medir o coeficiente de aberturacomercial, calcula-se a proporção das exportações e importações em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) de um determinado país ou estado em um dado período de tempo.

ESTADO : MINAS GERAIS

Oestado de Minas Gerais é o terceiro estado mais rico da Federação, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. A estrutura econômica do Estado apresenta um equilíbrio entre os setores industrial e deserviços, responsáveis respectivamente por 45,4% e 46,3% do PIB de Minas Gerais, enquanto a agropecuária contribui com apenas 8,3%.

DESEMPENHO DO COMÉRCIO EXTERIOR

ANO 2010

Há décadas a unidade dafederação cujos resultados comerciais com o exterior são tradicionalmente superavitários, e de tal modo, que Minas Gerais
oferece sempre a maior contribuição para o saldo comercial do país. Para seter uma ideia, em 2010, o saldo comercial de Minas Gerais (US$ 21.2 bilhões) supera em cerca de 5% o superávit obtido pelo Brasil (US$ 20.2 bilhões).
O panorama do comércio exterior estadual éfortemente marcado pelas vendas de matérias primas e produtos de baixa intensidade tecnológica há décadas, em que pese alguns avanços pontuais. Esta realidade reclama uma maior participação de seguimentoscomo micro e pequenas empresas , principalmente pela maior capilaridade e capacidade de inovar, sobretudo através de iniciativas associativistas de modo, a atualizar a pauta exportadora com bens e...
tracking img