Economia e negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO – Administração
SÉRIE – 1º SEMESTRE – Turma R/S – Bloco 6 - sala 9 - 2º piso
DISCIPLINA – Economia e Negócios
PROFESSOR – Sergio Porto
ALUNO – Marcus Vinícius de Assis Pinho – RA-A812CD-8

O problema Econômico – Capítulo 1

O que é história econômica? Em seu termo mais amplo, economia é o estudo de um processo encontrado em todas as sociedades humanas – o processo de oferecerbem-estar material à sociedade.

O Indivíduo e a Sociedade

Atualmente há não ser por uma guerra de grandes proporções, será impossível sabermos o significado de pleno da luta pela existência. Passa despercebido, como a insegurança econômica está relacionada aos povos dos países mais desenvolvidos. Nos povos mais primitivos ou subdesenvolvidos, as pessoas conseguem sobreviver com destreza suprindotodas as suas necessidades básicas, por um período considerável. Apesar da pobreza extrema, dentro das limitações impostas por aquela sociedade, os indivíduos tem uma certa independência econômica.
Quando voltamos nossa atenção para os povos dos países desenvolvidos, a condição é oposta. A imposição da sociedade, a facilidade do consumo de bens materiais e o predomínio do consumismo, resultam naquase perpétua dependência do próximo, por via de conseqüência, a falta de independência econômica.

- A Divisão do Trabalho
O desenvolvimento está diretamente ligado a divisão de tarefas, resultando em tempo para desenvolver idéias, diretrizes e doutrinas que colocadas em prática, geram riquezas aos seus idealizadores e por via de conseqüência àquelas pessoas que colocaram em práticasessas idéias, diretrizes ou doutrinas. Exemplo: Fabricação de produtos, prestação de serviços, invenções...
Porém, todo esse desenvolvimento e essa dependência trazem um risco, que é o enfraquecimento do poder econômico de uma sociedade pela interrupção da mão de obra que gera essas riquezas.

- Economia e Escassez
A economia e escassez podem estar atreladas à partir do momento que osmateriais passam a ser consumidos além do suficiente para suprir as necessidades básicas do ser humano. Esse é um problema pelo qual o ser humano não pode lutar, visto que é algo que sentimos. Pesquisas feitas nos E.U.A. mostram que nos países onde a capacidade de produção é maior, são os lugares onde surgem esses individuais. Isso causa, além da escassez(sentimento) a escassez(matéria-prima) causandoentão, gastos excessivos com a produção de matérias primas, reduzindo o capital, por via de conseqüência o poder de compra e finalizando na diminuição da mão de obra empregada. Com isso cria-se um circulo vicioso de escassez na sociedade.

- As Tarefas da Sociedade Econômica
Organizar um sistema que assegure a produção de bens e serviços suficientes para sua própria sobrevivência;Estruturar a distribuição de seus resultados para que possa ocorrer mais produção.

Produção e Distribuição

- Mobilização de esforços
Como a natureza nem sempre oferece exatamente aquilo que precisamos necessitamos aplicar habilidades de fabricação ou técnicas aos recursos disponíveis. Essa é uma tarefa importante para qualquer sociedade. Pode-se afirmar que, o problema da produção é a criaçãode instituições sociais que mobilizem a energia das pessoas com fins produtivos. No ano de 1933 quando ocorreu um colapso misterioso chamado depressão, ainda que milhares de pessoas estivessem disponíveis no mercado e fábricas a disposição para se iniciar o trabalho, isso não foi possível. Pode-se afirmar que foi por conta da falta de mão de obra especializada (mobilização de esforços) ligados pelafalta de recursos naturais para essa produção.

- Alocação de esforços
Além da garantia de uma quantidade suficiente grande de esforço social, as instituições econômicas da sociedade precisam também garantir uma alocação viável desse esforço social.
Em países como a Índia e a Bolívia, as necessidades básicas da sociedade, tais como, alimentos, e fibras para tecidos, são precisamente os...
tracking img