Economia e mercado - conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO E/OU DEFINIÇÃO
1. RESSEÇÃO ECONÔMICA
Conjuntura de declínio da atividade econômica, caracterizada por queda da produção, aumento do desemprego, diminuição da taxa de lucros e crescimento dos índices de falências e concordatas. Essa situação pode ser superada num período breve ou pode estender-se de forma prolongada, configurando então uma depressão ou crise econômica. O fenômeno darecessão está ligado ao processo de desenvolvimento dos ciclos econômicos próprios da economia de mercado ou capitalista.

2. DEPRESSÃO ECONÔMICA
A expressão Depressão Econômica representa um período de tempo longo, caracterizado por elevado desemprego de fatores, baixos níveis de produção e de investimento, deflação, número elevado de falências de empresas e baixos níveis de confiança dosagentes econômicos. A grande depressão ocorrida nos anos que se seguiram à crise bolsista de 1929 constitui um bom exemplo do que é uma depressão econômica.
Uma versão atenuada de uma depressão econômica é a recessão econômica, a qual apresenta algumas das características da depressão embora com um grau mais reduzido.

3. ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA
A expressão Estagnação Econômica designa uma situaçãode crescimento econômico nulo ou muito baixo. Apesar de menos grave do que uma situação de recessão econômica, a estagnação pode também ter repercussões muito negativas sobre a economia dado que taxas de crescimento econômico muito baixas, são geralmente insuficientes para criar novos empregos. De fato, devido à evolução tecnológica e aos consequentes ganhos de produtividade, para que os níveis deemprego do fator produtivo trabalho se mantenha, é necessário um crescimento econômico mínimo que absorva esse crescimento de produtividade e origine a necessidade de mais trabalho.

4. SISTEMA CAPITALISTA
Com o princípio evolutivo da sociedade política, social e econômica, tem-se consciência de que diversos outros sistemas foram superados ao longo da história, tais como o escravagismo, ofeudalismo, e o mercantilismo. Todos estes sistemas tiveram a sua vigência no passado, porque os seus pressupostos cientificamente foram naturalmente superados ao longo do tempo, devido ao processo de conscientização, e o avanço tecnológico da humanidade da época. Foi nesse transcorrer histórico que surgiu o capitalismo, isto é, sistema que congrega a preponderância do capital (a máquina) sobre ohomem; pois, a produtividade global cresceu mais rapidamente do que, quando a máquina era ineficiente, devido aos ganhos de escala no processo de produção. Por ser a máquina, o instrumento fundamental na economia, o homem pode ser substituído e a produção ser implementada por custos bem menores do que, quando o homem era o fator de produção necessário e suficiente na dinâmica da economia, tantoindustrial, como agrícola.

5. SISTEMA SOCIALISTA
O sistema socialista é mais uma etapa da evolução histórica da humanidade, em termo político, econômico e social. Entrementes, é uma fase em que não seria provocada por golpes militares como aconteceu em muitos países que hoje vivem aparentemente num sistema socialista. Foram as armas que fizeram tais transformações, e nunca um trabalho deconsciência de classe, que dentro de uma solução natural, chegasse a um sistema que preparasse para o mundo comunista previsto por Karl MARX (1867) nas suas profecias no processo de evolução do capital. Em verdade, as condições naturais da história, talvez conduzissem a uma demolição gradativa do sistema capitalista; contudo, a euforia de alguns fanáticos fez antecipar a história; e, por conseqüência, asprevisões dialéticas não se concretizaram a contento.
Mas, claramente, o que seria um sistema socialista, tão propalado pelos teóricos da economia, da sociologia, e da política? Dentro das previsões marxistas, um sistema socialista seria aquele onde reinasse menos desigualdades entre os seres humanos; os preços dos bens e dos serviços não seriam determinados de acordo com a busca incessante pelos...
tracking img