Conceito de economia de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 35 (8509 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Economia de Mercado

A expressão Economia de Mercado designa um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas pelo próprio mercado. Opõe-se, portanto às designadas Economias de Direção Central em que estas decisões são tomadas pelo Estado. Pelo contrário, numa economia de mercado o papel doEstado na economia é reduzida ao mínimo necessário para garantir o funcionamento do próprio mercado, nomeadamente através da regulação, da fiscalização e da correção de algumas falhas de mercado. Da mesma forma, e ao contrário do que acontece nas Economias de Direção Central, numa economia de mercado a propriedade dos fatores de produção é privada e o mecanismo regulador é preço definido no própriomercado, que atua com o objetivo de maximizar o lucros dos produtores e de maximizar a utilidade dos consumidores.

Atualmente, e nas economias modernas, os sistemas econômicos tendem para um misto entre a Economia de Mercado e o Estado-Providência, sistemas em que o Estado, além do papel de supervisão e regulação e de correção de falhas de mercado, assume também um importante papel social deredistribuição de riqueza.

 Biografia de Paul A. Samuelson

Nascido em 1915 no Massachussets, Estados Unidos, Paul Anthony Samuelson foi professor de Economia no MIT (Massachusetts Institute of Technology) onde em 1947 se tornou professor catedrático. Em 1970 torna-se no primeiro norte-americano a ser galardoado com Prémio Nobel da Economia "Pelo desenvolvimento da teoria econômicaestática e dinâmica e pela sua contribuição ativa para elevar o nível da análise na ciência económica".  Colaborou na revista Newsweek, revista para a qual escreveu durante vários anos uma coluna econômica. Foi conselheiro econômico dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson , consultor acadêmico da Reserva Federal e do Tesouro norte-americano e foi chamado freqüentes vezes a dar a sua opiniãoperante o Congresso dos Estados Unidos. Foi ainda Presidente da Econometric Society, da American Economic Association e da International Economic Association. Morre em 2009 com 94 anos de idade.

 

Contributos para a Ciência Económica

Considerado como um neokeynesiano generalista, e segundo muitos como o fundador da economia moderna, destaca-se pelo fato de ter sido um dos primeirosautores a aplicar, de forma extensiva, o cálculo matemático (em especial a termodinâmica) à teoria econômica. Alguns dos seus principais contributos para a ciência econômica foram na área da teoria do equilíbrio geral, da função consumo e da estabilidade do mercado. Samuelson foi ainda o responsável pela cunhagem da expressão "Síntese Neoclássica", que une a economia keynesiana com os ensinamentosclássicos num único corpo teórico. Deu também importantes contributos para a fundamentação microeconômica da macroeconomia, que nessa altura continuavam ainda muito afastadas.

Além dos seus importantes contributos para o desenvolvimento da economia enquanto ciência, Samuelson tornou-se também conhecido como autor do best seller Economics: an Introductory Analysis, publicado pela primeira vezem 1948 e que vendeu mais de quatro milhões de exemplares, tendo sido traduzido em mais de quarenta línguas e utilizado como manual em numerosas universidades de todo o mundo. Uma referência ainda para o seu livro Foundations of Economic Analysis, editado pela primeira vez em 1947 e considerado como a sua verdadeira obra-prima, derivado da sua tese de doutoramento na Universidade de Harvard, noqual faz uso da termodinâmica clássica para o desenvolvimento de modelos econômicos.

 

Biografia de William D. Nordhaus

Nascido em Albuquerque no Novo México, Estados Unidos, em 31 de Maio de 1941, William Nordhaus é um destacado economista norte-americano. Licenciou-se em Yale em 1963, doutorou-se em Economia no MIT em 1967 e desde 2001 tem a Cátedra Sterling de Economia na Yale...
tracking img