Economia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos da Economia Marxista


Partindo da teoria do valor, exposta por David Ricardo, Karl Marx, postulou que o valor de um bem é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessário para sua produção. Segundo Marx, o lucro não se realiza por meio da troca de mercadorias, que se trocam geralmente por seu valor, mas sim em sua produção. Os trabalhadores não recebem o valorcorrespondente a seu trabalho, mas só o necessário para sua sobrevivência. Esse é o conceito da mais-valia, diferença entre o valor incorporado a um bem e a remuneração do trabalho que foi necessário para sua produção. Não é essa, porém, para Marx, a característica essencial do sistema capitalista, mas precisamente a apropriação privada dessa mais-valia
Marx alterou alguns fundamentos daEconomia Clássica, estabelecendo uma distinção entre valor de uso e valor de troca, o valor de Uso representa a utilidade que o bem proporciona à pessoa que o possui e o valor de Troca exige um valor de uso, mas não depende dele.
Assim como Ricardo, Marx acredita que o Valor de Troca depende da quantidade de trabalho despendida, contudo, a quantidade de trabalho que entre no valor de trocaé a quantidade socialmente necessária que o trabalhador gasta em média na sociedade, e que varia de sociedade para sociedade. Marx defendia a teoria da exploração do trabalhador.
Ele dizia que só o trabalho dava valor às mercadorias. Equipamentos, não davam valor, apenas transmitiam uma parte da importância às mercadorias.
Pelo contrário, o homem através do seu trabalho fazia comque as matérias primas e os equipamentos transmitissem o seu valor ao bem final, e ainda por cima criava valor acrescentado, por exemplo, no capital Marx falava das fiandeiras, que pegavam no algodão e o transformavam em camisolas, criado um valor acrescentado que só mesmo o trabalho humano pode dar.
Mas apesar de receber um salário, o trabalhador acaba por criar um valor acrescentadodurante o processo de produção, ou seja, fornece mais do que aquilo que deveria, é esta diferença que Marx chama de Mais Valia. Na realidade o que o trabalhador recebe é o salário de Subsistência, que é o mínimo que assegura a manutenção e reprodução do trabalho. A Mais Valia não pode ser considerada um roubo, pois é apenas fruto da propriedade privada dos meios de produção.
Mas, oscapitalistas e os proprietários, procuram aumentar os seus rendimentos diminuindo o rendimento dos trabalhadores, é, pois esta situação de exploração da força de trabalho pelo capital que Marx mais critica. Ele critica a essência do capitalismo, que reside precisamente na exploração da força de trabalho pelo produtor capitalista, e que segundo Marx, um dia haverá de levar à revolução social.MACROECONOMIA KEYNESIANA


A macroeconomia é o estudo do comportamento da economia como um todo. Tendo como objetivo principal analisar as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e o investimento totais. A macroeconomia também estuda como se determinam as seguintes variáveis agregadas: nível geral de preços, nívelde produto, taxa de salários, nível de emprego, taxa de juros, quantidade de moeda, preço dos títulos e quantidade de títulos, taxa de câmbio e quantidade de divisas.


Conseguiu tornar-se um ramo de ciência econômica a partir de 1936, com a publicação de A Teoria Geral do Emprego, do juro e da moeda, de John Maynard Keynes. Antes dele os economistas clássicos e Karl Marx já haviamconsiderado o organismo econômico como um todo. Keynes (considerado fundador) criou o modelo, a sistematização teórica e as "receitas práticas", que nas décadas seguintes inspirariam a maioria dos economistas liderados por Milton Friedman – os monetaristas – constestaram a economia Keynesiana e apresentaram uma nova teoria macroeconomica que enfatiza o papel desempenhado pela demanda de moeda e...
tracking img