Economia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Política Econômica

A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber:
- Nacionalmente: o Governo, o Banco Central e o Parlamento, e;
- Internacionalmente: órgãoscomo, por exemplo, o FMI e o Banco Mundial

Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrar-se globalizada.

Objetivos da política econômica
As questões relativas ao emprego e inflação são consideradas conjuntamente de curto prazo. As questões relativas ao crescimento econômico são predominantemente de longo prazo.

a)Nível de emprego
A questão do emprego/desemprego não preocupava os economistas até 1930. Eles acreditavam que o mercado conduziria automaticamente ao pleno emprego. A preocupação com o emprego como meta de governo surgiu com Keynes, que forneceu a teoria para se recuperar o nível do emprego no longo prazo.
Keynes defendeu a necessidade da intervenção do Estado na economia, pela qual o Estadodeveria garantir a demanda agregada e através do gasto público, manter o equilíbrio econômico.

b) Estabilidade dos preços
A busca da estabilidade dos preços se dá em função do processo inflacionário que é um aumento generalizado do preço das mercadorias.
A inflação é um fenômeno inerente ao capitalismo e existe em todos os países, No entanto, nas economias em desenvolvimento os aumentos dainflação são constantes, em função dos desequilíbrios da economia. Portanto, a estabilidade dos preços é uma meta de governo, uma vez que a inflação, a partir de um determinado patamar, desestabiliza a economia.

c) Distribuição de renda
O tema está ligado ao perfil da participação dos trabalhadores na riqueza social. Nas economias desenvolvidas, a participação dos salários no produto é de cerca de2/3, enquanto no Brasil é de cerca de 1/3.
O perfil salarial tem influência direta nos processos de distribuição da renda. Nas economias de baixos salários, a renda é mais concentrada enquanto nas economias desenvolvidas a renda é menos concentrada.

d) Crescimento econômico
Pode ser induzido pelo investimento e pela ação governamental. O investimento empresarial aumenta a produção, o emprego e arenda.
O investimento governamental induz não só o investimento empresarial como também estimula a economia e reverte a estagnação econômica.

Uma política de estímulo ao capital financeiro, com estabilidade a qualquer custo, leva a economia a recessão e ao desemprego.Uma política de estímulo a produção aumenta o emprego e a renda.

Os objetivos da política econômica não são independentesum do outro. Há uma inter-relação entre eles. É importante que a política econômica seja realidade de maneira coordenada para que se obtenha os objetivos desejados.

Modalidades de política econômica
Política Econômica pode ser de natureza:
- Estrutural, quando visa a modificar a estrutura macroeconômica;
- Conjuntural, quando visa a administrar uma situação como depressão, hiperinflação ouescassez de produtos, ou;
- Expansionista, quando visa à manutenção ou à aceleração de crescimento econômico.

Instrumentos de política econômica
- Política fiscal: conjunto de decisões e ações relacionadas com as despesas e receitas dos governos federal, estadual e municipal. Esta relacionada aos instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar impostos, controlar despesas, estimular oudesestimar o consumo, bem como os gastos privados. Ex.: Tributos e impostos em geral; Controle de despesas com funcionalismo; Estimulo/desestimulo do consumo e Gastos gerais.
Se o governo pretende reduzir a inflação, diminui os gastos públicos e aumenta a carga tributaria. Se o governo quer aumentar o emprego, aumenta os gastos governamentais
Se o governo quer atuar na distribuição de renda...
tracking img