Ditadura militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ditadura Militar
Há 41 anos o Brasil ficou nas mãos dos militares, vivendo sob um regime ditatorial.
No dia 31 de março de 1964 o Brasil sofreu um Golpe de Estado. Desde a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, o país veio se arrastando numa crise política, agravada com a posse de João Goulart na Presidência da República.
Os três anos do governo de Goulart foram marcados pelos movimentos deorganizações sociais de esquerda, que ganharam cada vez mais espaço, e com a reação imediata de insatisfação dos conservadores da direita.
Empresários, militares, Igreja Católica e classe média, temendo o domínio do socialismo com um golpe comunista (na época o mundo estava vivendo a Guerra Fria) começaram a se articular para derrubar o populista João Goulart e suas Reformas de Base. Assim, osconservadores organizaram a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em São Paulo.
O processo de crise política aumentava, com tropas saindo às ruas e com isso, temendo uma guerra civil, Goulart foi embora para o Uruguai.
Vaga a Presidência, os militares tomaram o poder no dia 1° de abril de 1964. Oito dias depois era decretado o Ato Institucional N°1 (AI-1) cassando os mandatos políticos dosopositores ao novo regime, a estabilidade dos funcionários públicos, a vitaliciedade dos magistrados etc.
Segundo o historiador Cid Teixeira, os militares conseguiram assumir o poder porque estavam estruturalmente melhor organizados, diferentemente das forças progressistas, absolutamente desorganizadas. “Tornou-se fácil para a ditadura militar assumir, pois o governo populista de João Goulart foipoliticamente e ideologicamente fraco”, afirmou Cid Teixeira.
Eleito pelo Congresso Nacional no dia 11 de abril, o general Castelo Branco foi o primeiro dos militares a assumir a Presidência do Brasil. Início de 21 anos de ditadura militar, mais quatro generais vestira a faixa presidencial: Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Ernesto Geisel e João Figueiredo.
Brasil deixa de ser colônia para serRepública Velha
Com o golpe militar de 15 de novembro de 1889, que depôs Dom Pedro II, o Brasil deixa de ser um Império após o baile da despedida. A partir do ato simbólico da Proclamação da República do Brasil pelo Marechal Deodoro da Fonseca, formalizado em 15 de novembro de 1889, um novo tipo de regime é estabelecido e, assim, surgindo um novo período da história brasileira denominado BrasilRepública que perdura até hoje. Após a formação da república, o Brasil teve vários nomes posteriores, conforme as alterações no governo, incluindo "Estados Unidos do Brasil".
Com relação à fundamentação filosófica dos grupos militares e latifundiários (ruralistas), a filosofia de Augusto Comte, o Positivismo teve papel marcante e relevante. De acordo com VALENTIM (2010. p. 33):
"A ConstituiçãoRepublicana, orquestrada no contexto da Proclamação da República, sinaliza à compreensão de como o ideário do Positivismo criado na França por Augusto Comte, enquanto corrente de pensamento norteadora, juntamente com a Constituição dos Estados Unidos, influenciaram no texto constitucional brasileiro promulgado em 1891."
"República Federativa do Brasil" é o nome oficial atual do Brasil, umademocracia presidencialista, reestruturada em 1986 com o fim do Regime Militar Ditatorial inserido e formalizado em um de abril de 1964 pelo Exército Brasileiro.

Governo Provisório de Getúlio Vargas

A ascensão de Getúlio Vargas em 1930 ao poder rompeu com quatro décadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidência, conhecida como política do café com leite. Irritados com a hegemoniapaulista nas decisões políticas, os mineiros se uniram aos gaúchos e paraibanos e formaram a Aliança Libertadora, para bater de frente com o Governo de Washington Luís, que apoiou o candidato paulista Júlio Prestes para substituí-lo.


Para impedir que os paulistas continuassem como mandatários do país, a Aliança Libertadora articulou um golpe que...
tracking img