Economia-perguntas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Demanda é tudo aquilo que um consumidor almeja adquirir em determinado espaço de tempo.e Oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Um bom exemplo que encontramos em nosso dia-a-dia é o supermercado. Em épocas especificas como Páscoa, Natal, etc., os produtos de época tendem a ficarem mais caros, pois a demanda pelosmesmos aumenta em uma proporção muito maior que o aumento de sua oferta.
2-se o País continuar crescendo, em 2013 o mercado terá um déficit de 140 mil profissionais capacitados nas áreas de software e serviços de Tecnologia da Informação. A defasagem poderá ser ainda mais alta se o setor de serviços se expandir mais que o de produtos,para as empresas que buscam novos profissionais, não existe mais aantiga separação entre “especialistas e generalista o funcionário ideal é aquele que consegue conciliar as duas características de forma equilibrada. ”A combinação dos dois perfis começa a ser vista como um diferencial para um bom candidato. Além disso, a atualização constante ou continuada, o domínio de línguas estrangeiras, ferramentas de informática e internet, já passaram a ser pré-requisitosobrigatórios em muitas posições”
A situação, portanto, é mais do que preocupante. Um país que nunca investiu em educação básica não pode agora exigir de seus jovens em idade universitária, ou mesmo recém-formados, habilidades como essas acima. A busca por um emprego acaba se tornando uma batalha inglória e muitas vezes frustrante. Por mais que a demagogia dos políticos diga o contrário.
4-consumidor sempre busca situações que maximizem sua satisfação dada a sua renda e os preços dos bens e serviços que deseja adquirir.
Algumas variáveis afetam ainda a demanda, sendo elas: riqueza ( e sua distribuição); renda (e sua distribuição); preço de outros bens; fatores climáticos e sazonais; propaganda; hábitos, gostos, preferências dos consumidores; expectativas sobre o futuro; facilidades decrédito.
Quanto ao preço na economia de mercado, o mesmo é determinado tanto pela oferta quanto pela procura. A quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade de produtos que se deseja vender, não havendo excesso ou escassez de oferta ou de demanda, existindo a coincidência de desejos.
5-O governo intervem na formação de preços de marcados através de fixação deimpostos,subsídios,fixação de preços mínimos ou máximos(tabela) ou congelar preços ou salários
7- A Lei da Oferta e da Procura (Demanda) busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto procura é o interesse existente em relação ao mesmo. A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada nafabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços. A procura é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto.

O fator determinante para a procura de um determinado bem ou serviço deixou de ser o preço, pois o mesmo sofre alterações por causa de qualquer desequilíbrio entre a oferta e a procura.Dessa forma, pode-se dizer que o preço de algo é determinado pelo próprio consumidor, pois quando esses passam a buscar mais um produto qualquer, o produtor eleva o seu preço, fazendo com que o consumidor pague mais se deseja adquirir o mesmo. Em contrapartida, quando um produto não é mais procurado o produtor é estimulado a deixar de produzi-lo para que não tenha despesas em relação à oferta semdemanda.

O preço de um bem ou serviço é fixado levando em consideração a relação entre a procura e a necessidade do consumidor final e, ainda, os custos gerados na fabricação e o tempo gasto em sua produção. Os fatores que influenciam o consumidor final a procurar um determinado produto são as necessidades em relação ao mesmo, o poder de compra, a concorrência, a qualidade, a satisfação do...
tracking img