Perguntas de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Que razões justificam o comércio internacional?
O Comércio Internacional facilita a especialização, permitindo que cada país possa comercializar com o resto do mundo o excedente de seus produtos,pois mesmo que a tecnologia e recursos de todos os países fossem idênticos, ainda sim existiriam as diferenças nos gostos dos consumidores, justificando este comércio.
Os países mantêm relaçõescomerciais há muito tempo, pois não são capazes de produzir todos os bens que necessitam, ou não possuem matérias-primas para a produção de determinados bens, sendo preciso buscá-los em outros países.2. Quais são as limitações à completa especialização internacional?
A Teoria da vantagem comparativa supõe que os fatores de produção são completamente móveis, porém na prática, alterar o tipo deprodução gera algumas dificuldades.
Para que esta teoria funcionasse, seria preciso que os países facilitassem o livre comércio, contudo, barreiras e obstáculos ao livre comércio são freqüentes.
Quandose destaca a vantagem comparativa de um país na produção de certos bens e se defende a completa especialização, supõe-se que os custos médios de produção serão mantidos constantes quando a produçãoaumentar, mas podem aparecer rendimentos decrescentes de escala, isto é, à medida que o volume de produção aumenta, os custos também aumentam.
Para que seja vantajoso o comércio internacional de umdeterminado bem, os ganhos derivados do comercio internacional são obtidos quando o lucro ultrapassa os gastos com produção e transporte.

3. Que argumento se utiliza para justificar o estabelecimentode medidas protecionistas?
As medidas protecionistas podem ser adotadas por diversos motivos:
- Para proteger uma indústria que seja considerada estratégica para a segurança nacional, como porexemplo, indústrias relacionadas à defesa.
- Para fomentar a industrialização e a criação de empregos, substituindo bens importados pelos fabricados no próprio país.
- Para tornar possível o...
tracking img