Economia na revolucao industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
Revolução Industrial foi o conjunto de mudanças tecnológicas iniciadas no século XVIII, com grande impacto na economia e nas relações de trabalho e produção. Implantou,definitivamente, o sistema capitalista.
* Diversas causas favoreceram o desenvolvimento industrial. Podemos destacar a expansão do comércio, que possibilitou a acumulação de capital nas mãos daburguesia europeia, que queria aplicá-lo em outros setores.
* Além disso, houve crescimento do mercado consumidor e, consequentemente, exigência de novos produtos.
* Também teve fim as restriçõesimpostas pelo mercantilismo e abandono das práticas absolutistas de governo, a partir do surgimento das ideias liberais iluministas.
* Enfim, as novas descobertas que vinham surgindo na Europa desde oRenascimento, como o termômetro, a roda de fiar, o tear mecânico, o relógio de pêndulo, entre outros.
Evolução na produção
* Até chegar ao nível industrial, a transformação de matérias-primas emprodutos, no decorrer da história, passou por três estágios principais.
* Em primeiro lugar, o Artesanato, que é a forma mais simples de produção industrial. Neste sistema, o artesão trabalhasozinho na transformação da matéria-prima em produto final.
* Em segundo lugar, a Manufatura, caracterizada pela divisão de tarefas, isto é, cada pessoa executa uma parte do trabalho com ferramentasmanuais. Este sistema possibilita o aumento da produção.
* Em terceiro, a Mecanização, forma mais complexa de produção industrial. Consiste na utilização de máquinas em substituição às ferramentase ao próprio trabalho humano. Iniciou-se por volta de 1750, com a Revolução Industrial.
* Vale lembrar que, apesar da produção ter se tornado mecanizada, ainda existem oficinas que funcionam sobforma de trabalho de artesanato e manufatura.

Surgimento das fábricas
* As primeiras máquinas eram movidas pela força muscular de seres humanos ou animais. Uma das grandes novidades da Revolução...
tracking img