Economia monetaria financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões equivalentes |
|
Capítulo 1, questão 9 |
Folha de questões 1, questão 3 |
Folha de questões 1, questão 11 |

Capitulo 1, Questão 9 do livro “Política monetária e mercadosfinanceiros”
Para financiar a sua actividade, a empresa pode recorrer à emissão de obrigações ou recorrer ao crédito bancário.
Uma obrigação é um titulo da divida publica, transaccionáveis e que representapara o seu emitente o compromisso de pagar ao detentor do mesmo, “obrigacionista”, um determinado rendimento, designado por juro e o capital em divida de acordo com as condições subjacentes ao titulo,esta é uma forma de financiamento que não implica a cedência de parte do controlo da empresa. Quando uma empresa emite obrigações que são compradas por famílias ou entidades privadas podemos dizerque não há criação de moeda, há apenas uma transferência de depósitos a ordem já existentes das famílias ou entidades para a entidade emitente das obrigações.
Quanto ao recorrer ao crédito bancário,pode dizer-se que esta é uma operação que cria moeda, desde que ocorra do banco para um agente do sector não monetário, caso contrário isso não acontece.
Sendo assim pode dizer-se que a emissão deobrigações não tem efeito de mudança de valores da massa monetária, pois apenas há a troca de depósitos a ordem de um agente para outro, contudo na operação de credito bancário há criação de moeda logotem um efeito de alteração dos valores da massa monetária.

Bibliografia:
POLÍTICA MONETÁRIA E MERCADOS FINANCEIROS; Emanuel Reis Leão, Pedro Reis Leão e Sérgio Chilra Lagoa; edições sílabo.Folha de questões 1, Questão 3
As instituições financeiras monetárias têm o poder de criar moeda, o nascimento de nova moeda ocorre porque estas existem e têm esse poder, as mesmas designam-se porIFM e incluem o banco central e outras OIFM. O BC tem poder para criar notas e moedas físicas sendo, aliás a única instituição q tem este poder. As OIFM, também designadas por bancos de 2ª ordem, têm...
tracking img