Economia internacioal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica

KLIASS, Paulo. Reservas internacionais a qualquer custo? Disponível em: em: 28 mar. 2013

As crises financeiras internacionais sempre trazem consigo o aspecto positivo deinflamar ainda mais a discussão sobre as políticas econômicas adotadas pelos países. Num mundo cada vez mais competitivo, onde a globalização, a liberalização e a mescla dos mercados monetários efinanceiros se sobressaem, a postura dos países é cada vez mais dependente de situações e lugares imprevisíveis. Como Kliass muito bem ressalta e usa para demonstrar como toda essa história começou, a bolada vez é o Chipre, uma pequena ilha no Mar Mediterrâneo, que mesmo sem nenhuma relevância na economia produtiva mundial, está causando reboliço.

Um gancho melhor para exemplificar e resumiro que vem acontecendo com o mundo desde o rompimento do Acordo de Breton Woods pelos norte-americanos, não poderia existir. Há pouco mais de meio século seria uma piada dizer que no futuro um paísesdo tamanho do Chipre poderia causar um certo estardalhaço num dos centro econômicos mais importantes do mundo, e com rebatimentos mundiais.

A heterodoxia econômica é muito grata a esteexemplo, pois, ele explicita de maneira muito fácil e didática as fragilidades de pilares da economia liberal como a livre circulação de capitais e a falta de regulamentação, mesmo tendo exemplos fortes erecentes como a crise de subprime, ocorrida nos Estados Unidos - nação hegemônica - em 2008.

Uma das ferramentas que os manejadores de políticas econômicas mundo a fora têm para tentar diminuiros riscos de crises como a cipriota, são as chamadas "reservas internacionais", como ressalta Kliass. Tais reservas, são frutos das transações entre países, e para alguma coisa ser consideradasalvaguarda de valor, precisa ter o reconhecimento deste valor pelos agentes envolvidos na transação. Assim o ouro foi a principal reserva até o momento em que não foi mais garantida sua paridade com o...
tracking img