Economia hitita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA HITITA

A economia hitita era baseada na agricultura, no comércio, na mineração e no artesanato.

Na agricultura, o foco era voltado para o trigo e cevada. O mel era um item importantena dieta. Gado doméstico consistia de bovinos, ovinos, caprinos, suínos, e talvez búfalos. Burros foram usados como animais de carga. Eles usaram também cães como seus melhores amigos. Eles, também,eram fornecedores de madeira, pedra para construção e obsidiana.

No comércio, a espinha dorsal era a estrada entre Hattusa e Karkemish. Ela representava uma encruzilhada de rotas internacionais.Compreende-se, portanto, a preocupação dos soberanos hititas em manter desimpedida a comunicação com tão importante centro, principalmente para diálogo com as regiões circunvizinhas.

Referente àmineração, os hititas foram um dos primeiros povos a fundir o ferro com sucesso, apesar do principal metal trabalhando ser o bronze. Se o solo do planalto da Ásia Menor não possuía a fertilidade dos valesdo Nilo ou do Tigre e do Eufrates, encerrava, contudo uma apreciável riqueza mineral. Compreende-se, assim, o papel que a metalurgia desempenhou na indústria dos hititas. Objetos de ferro eramfabricados e difundidos por outras regiões do Oriente. O cobre, o bronze, o ouro e a prata eram também trabalhados pelos artífices hititas. Com esses dois últimos metais fabricavam-se joias e outros objetosde luxo. O ouro era importado do Egito e, em parte, para lá retomava sob forma de trabalhos de ourivesaria.

As leis hititas regulavam o preço de certas mercadorias como, por exemplo, os alimentosde primeira necessidade e a locação de serviços de homens e de animais.

A população hitita, em grande medida, era constituída por camponeses livres e escravos. Era uma propriedade privada oucoletiva. Havia uma classe de artesãos, especialmente oleiros, sapateiros, carpinteiros e ferreiros. Os nobres possuíam grandes feudos, cada um com seus próprios camponeses e artesãos, que tinham suas...
tracking img