Economia britanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Com a revolução industrial acontecendo na Inglaterra e a influencia de alguns economistas da época a economia britânica foi se tornando liberal. Devido a esses fatores a economia inglesa começou a crescer e isso fez com o que outros países começaram a adotar a politica liberal. Porem entre 1892 e 1914 devido a queda nos preços de exportações muitos países começaram a migrar para oprotecionismo, enquanto o Reino Unido e os países do chamado terceiro mundo continuaram com a política liberal, pois o segundo era forçado para permanecer com esta política. Pode-se concluir que no século XIX houve um regresso das políticas liberais para as políticas protecionistas.
2. A) A hipótese do subconsumo argumenta que as economias capitalistas desenvolvidas, por conta do baixo poderaquisitivo dos trabalhadores, ou seja, eles eram mal remunerados, tinham uma alta produtividade e um baixo consumo. Como a população continuava aumentando, a tendência era que os salários continuassem a diminuir a um nível mínimo de subsistência.
           B) A mudança de composição orgânica refere-se na participação crescente das instalações e                equipamentos físicos, e a participaçãodecrescente das remunerações salariais do trabalho no              custo total de produção. Por conta do avanço tecnológico e da concorrência o capitalista foi                induzido a reinvestir o lucro em capital físico.
3. Após a guerra Franco-Prussiana, a Alemanha, que era a maior potência industrial europeia depois dos britânicos, seguiu os passos da Grã-Bretanha, que já adotava o padrão ouro.Com esse acontecimento houve uma tendência natural à adoção do padrão ouro por todos os outros países que, visando aumentar seu comércio e a entrada de capitais, tornaram o padrão monetário baseado no metal como a base para a expansão do comércio internacional.
4. Folha
5. Quando um país (A) exporta um produto a outro país (B) e recebe o pagamento em papel moeda, ele automaticamente reduz aoferta monetária no país (B), que é o importador. Isso ocorre porque o país (A) não pode utilizar o papel moeda do país (B) em seu território, assim ele iria até o banco central de onde foi originada a moeda para transformar o papel moeda em ouro, esse ouro será levado para o país A onde será transformado no papel moeda. Assim o volume de ouro do país B diminui e do país A aumenta. 
Dentro dessecontexto, os bancos centrais tinham a possibilidade de evitar a fuga dessas reservas através da redução do meio circulante através da política monetária era a chamada teoria de redesconta. Quando o banco central aumentava a taxa, os bancos privados não fazem um número menor de empréstimos, com isso a liquidez do mercado é reduzida, então cai o preço dos ativos domésticos, assim aumentando suacompetitividade no mercado internacional, fazendo com que haja um aumento na balança comercial estabilizando a reserva de ouro.
6. O ajuste ocorria porque os investidores, quando viam um país perdendo reservas, ao invés de fugirem para outras moedas com medo da desvalorização, faziam o contrário, investiam no país cuja moeda esta desvalorizada, pois sabiam que em ultimo caso o governo iria tomar medidaspara fortalecera moeda domestica. E graças a essa entrada de capital é que países conseguiam financiar seus déficits até que fosse restabelecido o equilíbrio no balanço de pagamento.
7. O padrão ouro tinha a capacidade de manter um equilíbrio na economia do país, de forma automática. No entanto, muitas vezes esse equilíbrio ocorria causando algumas dificuldades ao país. Assim, passou-se a analisarmaneiras de suavizar esses processos e de alguma forma controla-lo. Por isso, os bancos centrais passaram a tomar ações, como de aplicação e controle de taxas de redesconto, e operações de mercado aberto (Open Market). Essas ações visavam a mesma lógica que ocorria no equilíbrio do padrão ouro, só que de uma maneira controlada com controle de disponibilidade de crédito seria possível incentivar...
tracking img