dfbfyfwvvr

10505 palavras 43 páginas
L. Weller – Aderência: liberalismo econômico e política comercial britânica em 1820-1913

491

ADERÊNCIA
LIBERALISMO ECONÔMICO E POLÍTICA
COMERCIAL BRITÂNICA EM 1820-1913*
Leonardo Weller**

RESUMO O presente artigo avalia até que ponto a política comercial britânica foi

liberal entre 1820 e 1913. Para tanto, faz-se uma breve apresentação da teoria liberal de comércio internacional com base no modelo Heckscher-Ohlin-Samuelson.
Vê-se que o liberalismo comercial considera a elevação das importações, e não das exportações, o objetivo maior do comércio internacional, de modo que sua mensagem normativa apresenta a liberalização unilateral como a melhor política possível. Com base em fontes secundárias, constata-se que a política comercial britânica foi coerente com a mensagem normativa liberal ao praticar liberalização comercial unilateral. Entretanto, argumenta-se que a Grã-Bretanha objetivava exportar mais, donde se conclui que a política comercial britânica não foi strictu sensu liberal, aderindo ao liberalismo em 1820-1913.
Palavras-chave: comércio internacional; política comercial; liberalismo; GrãBretanha; século XIX
Código JEL: N44

ADHERENCE: ECONOMIC LIBERALISM AND BRITISH
TRADE POLICY IN 1820-1913

ABSTRACT In what extent was the British trade policy liberal between 1820 and

1913? This paper constructs an answer to this question based both on a brief overview on the liberal theory of international trade and on the analysis of secondary

* Artigo recebido em 3 de agosto de 2005 e aprovado em 20 de junho de 2006. O autor agradece a valiosa orientação do Prof. Luiz Carlos Prado e ao apoio financeiro da Capes, sem os quais o presente artigo não seria possível.
** Mestre em Economia pelo IE-UFRJ, doutorando do Departamento de História Econômica do LSE
(The London School of Economics and Political Science), bolsista do governo brasileiro – Capes; professor licenciado do Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes, e-mail:

Relacionados