Economia brasileira em 1890 - 1930 - 1945

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1890
Com a abolição da escravatura em 1888 e a proclamação da república em 1889, o Brasil sofreu várias mudanças no contexto político e econômico. A produção açucareira e os engenhos donordeste entravam em franca decadência. Enquanto a lavoura cafeeira dava novo impulso a economia agroexportadora. Os cafeicultores tinham que lidar com a escassez de mão de obra na lavoura obrigando-os abuscarem à substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre.
A elite de cafeicultores paulistas adotou uma política oficial de incentivo à imigração européia e fizeram as primeirasexperiências de introdução do trabalho assalariado nas lavouras. Com o aparecimento de trabalhadores livres e assalariados a economia brasileira estava diante de novos desafios pois as instituiçõesmonetárias existentes não estavam preparadas para atender às novas necessidades da economia. O sistema bancário era pouco desenvolvido e não estava preparado diante dessas novas mudanças.


1930No começo da década de 1930 o Brasil sofria com os efeitos da quebra da bolsa de Nova York, principalmente pela falta de divisas que o seu principal produto, o café, deixou de gerar. Embora com adecadência do poder hegemônico da oligarquia cafeeira e a evolução da classe industrial o Brasil ainda apresentava problemas estruturais que dificultavam o seu desenvolvimento, como descrito porMagro (2004, p. 34):
“Antes da Revolução de 1930, a hegemonia política era configurada pela oligarquia cafeeira, não havendo motivação política para estimular a industrialização.Com a crise de 1929, o poder hegemônico finalmente rompeu-se e, embora de modo tímido, a classe industrial começou a evoluir... Quando o regime varguista começou em outubro de 1930, o país eraeminentemente rural e oligárquico... pobre e desarticulado, o Brasil de então não tinha mercado interno consolidado, nem integrado, e uma economia dependende de exportações, com carências de capitais, e...
tracking img