Economia brasil x china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TOMANDO COMO BASE O TEXTO, O BRASIL ACERTOU EM CONCEDER O STATUS DE “ECONOMIA DE MERCADO” PARA A CHINA? JUSTIFIQUE.
Não. Ao conceder status de economia de marcado a China, o Brasil nãolevou em consideração a forte influência do governo Chinês em sua economia, ou seja, ainda que a China caminhe para a ‘economia de mercado’ ela ainda permanece na prática, uma economia centralmenteplanificada.

2. O QUE O BRASIL VISLUMBRAVA AO CONCEDER TAL STATUS À CHINA? O BRASIL CONSEGUIU O QUE IDEALIZAVA?
O Brasil imaginava ter grandes vantagens ao explorar o mercado Chinês, que temgrande potencial, mas esbarrou nos diferenciais competitivos estruturais e nas salvaguardas estratégicas do governo da China. Explicando superficialmente, a China apenas se deixa explorar até omomento em que sente sua própria economia ameaçada. Segundo o texto, os investimentos estrangeiros (IED) só vão adiante até que os chineses se apropriem do know-how.
3. A CHINA PODE SERCONSIDERADA DE FATO UMA ECONOMIA DE MERCADO? POR QUÊ? (Responder com base no material de apoio)
Não. Segundo o texto a China controla firmemente a sua economia, decidindo previamente o que pode serexplorado. Decide também quais os empreendimentos que são incentivados, tolerados e impedidos de atuar. Ou seja, ainda decide o que, como e para quem produzir.
4. QUAIS OPORTUNIDADES O BRASILPODE OBTER NESSE COMÉRCIO BILATERAL?
Em relação à China, o Brasil recebe o foco de atenção pelo seu Patrimônio Natural, uma vez que a China tem grandes limitações nesse ponto. Nossos recursosminerais, água, terra fértil e mercado consumista oferecem grandes oportunidades para o desenvolvimento Chinês.
5. QUAIS OS RISCOS PARA O BRASIL NESSE COMÉRCIO BILATERAL?
Os riscos para o Brasilsão a exaustão de seu Patrimônio Natural e a desestruturação de muitos segmentos industriais uma vez que a China tem condições estruturais de produção muito mais vantajosas que o Brasil.
tracking img