Econcomia, governo e mercado

2208 palavras 9 páginas
1. Identifique e explique três diferenças entre o Estado liberal e o Estado neoliberal e entre o Estado de bem-estar social e o Estado desenvolvimentista.

Estado Liberal - neste Estado fica claro que cabia ao poder público a manutenção da lei e da ordem, defesa do país e a integridade do povo e de seu território para que assim os indivíduos pudessem se dedicar aos seus interesses pessoais e suas atividades no mercado. Caberia ao Estado ainda assegurar o direito de propriedade, o direito de ir e vir, de proteção à vida, mantendo a conservação e a segurança da cidade, a partir é claro do recolhimento de impostos. Aqui se identifica que o mercado seria uma instituição autorregulável sem a necessidade de intervenção do Estado, ficando este com essas responsabilidades citadas acima. O pensador Karl Polanyi ainda ressalta que é apenas sob o Estado Liberal que os três elementos fundamentais da produção - trabalho, terra e dinheiro - se transformaria em mercadoria. As mudanças introduzidas pelo Estado liberal não ficaram apenas nos direitos civis e econômicos, mas também como componente político, onde os cidadãos exerciam sua participação a partir da democracia representativa.
Estado Neoliberal - Podemos dizer que é o ressurgimento das ideias liberais, até então adormecidas, na virada dos anos 70 para 80, que ressurgi com algumas ideias novas. Focou, em especial, as relações de trabalho, pois a quantidade de leis e de restrições trabalhistas criada pelo Estado de bem-estar social teria inibido as contratações pelas empresas, impedindo a criação de empregos. Era a favor das privatizações, pois alegava que as empresas de propriedade do Estado eram ineficientes porque eram mantidas sob a proteção do poder público ao abrigo das leis do mercado. Propunha a abertura de mercados nacionais para a concorrência internacional, como única forma de produzir uma modernização de todos os setores da atividade econômica, conferindo-lhe eficiência e competitividade. Ao contrário do que

Relacionados

  • administrativo
    118886 palavras | 476 páginas