Ecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
È um dano ambiental que trás graves consequências ecológicas na maioria em curto prazo
a Mata Atlântica se reduz hoje, a apenas, 7% da sua cobertura original. Com isso cerca de 261 espécies de mamíferos, 1020 de pássaros, 197 espécies de répteis, 340 de anfíbios, 350 de peixes e cerca de 20 mil espécies vegetais, estão seriamente ameaçadas. Sem contar que a grande maioria dessas espécies sãoendêmicas, ou seja, só existem aqui.
Vale lembrar que o desmatamento é uma das principais causas da desertificação  (processo de transformação de terras férteis em terras inférteis) que vem afetando seriamente o sul do país.( http://www.infoescola.com/geografia/desmatamento-da-mata-atlantica/ Caroline Faria )
Queimadas e incêndios 
Outro problema sério, que provoca a destruição do verde, são asqueimadas e incêndios florestais. Muitos deles ocorrem por motivos econômicos. Proibidos de queimar matas protegidas por lei, muitos fazendeiros provocam estes incêndios para ampliar as áreas para a criação de gado ou para o cultivo. Também ocorrem incêndios por pura irresponsabilidade de motoristas. Bombeiros afirmam que muitos incêndios tem como causa inicial as pontas de cigarros jogadas nasbeiradas das rodovias.
Pontas de cigarros jogados a beira das rodovias, com o clima quente e seco aumentam o risco de incêndios na natureza.
Em busca de madeiras de lei como o mogno, por exemplo, empresas madeireiras instalaram-se na região amazônica para fazer a exploração ilegal. Um relatório divulgado pela WWF ( ONG dedicada ao meio ambiente ) no ano de 2000, apontou que o desmatamento naAmazônia já atinge 13% da cobertura original. Uma pesquisa da revista Science (publicada em julho de 2012) alerta que até 2050, poderá ocorrer a extinção de cerca de 80% das espécies animais (anfíbios, mamíferos e aves) em áreas que sofreram desmatamento.
Este problema não é exclusivo do nosso país. No mundo inteiro o desmatamento ocorreu e ainda está ocorrendo. Nos países em desenvolvimento,principalmente asiáticos como a China, quase toda a cobertura vegetal foi explorada. Estados Unidos e Rússia também destruíram suas florestas com o passar do tempo.
http://www.suapesquisa.com/desmatamento/

O descobrimento e a exploração da Mata
Logo em seguida ao descobrimento, praticamente toda a vegetação atlântica foi destruída devido à exploração intensiva e desordenada da floresta. O pau-brasilfoi o principal alvo de extração e exportação dos exploradores que colonizaram a região e hoje está quase extinto. Outras madeiras de valor também foram exauridas: tapinhoã, sucupira, canela, canjarana, jacarandá, araribá, pequi, jenipaparana, peroba, urucurana e vinhático.
Além da exploração de recursos florestais, houve um significativo comércio exportador de couros e peles de onça (que chegou aopreço de um boi), anta, cobras, capivara, cotia, lontra, jacaré, jaguatirica, paca, veado, e outros animais, de penas e plumas e carapaças de tartarugas.

As queimadas, na maioria das vezes, acontecem durante o dia e com temperaturas elevadas além da baixa umidade relativa do ar.
-------------------------------------------------

A Amazônia brasileira, mesmo não sendo alvo de guerra,tornou-se num alvo de pesticidas, inseticidas e herbicidas.
Para escapar da apreensão de motosserras, da prisão e da fiscalização na Amazônia Legal, os desmatadores começaram a empregar a técnica de desmatamento químico na floresta amazônica para facilitar a derrubada de árvores e o preparo do terreno para a agricultura e pecuária.
Na Amazônia Legal, o lançamento de agrotóxicos e óleo mineral é feitopor aviões pulverizadores, os mesmos utilizados em plantações; os agrotóxico jogados na floresta  esbranquecem  as árvores, poluem o solo e os lençóis d’água; em uma semana, as folhas caem, deixando galhos e troncos nus; madeireiros extraem as madeiras de valor com motosserras;  por fim, o terreno é limpo pelas queimadas para o plantio do capim e a criação de gado.
Em maio de 2011, o Ibama...
tracking img