Estrutura oraganizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
































ESTRUTURA ORGANIZACIONAL












.











INTRODUÇÃO


Administrar é um processo de tomadas de decisões e ao mesmo tempo devem ser postas em prática, evidenciando as metas e os recursos disponíveis. Logo, a administração éimportante devido a vários motivos, entre eles, as empresas necessitam ser administradas; ajudam as empresas almejar a eficiência e eficácia; conseguem solucionar objetivos que apresentam contradições, ou seja, conflitos; as empresas possuem metas a alcançar, entre elas, disponibilizar empregos para a população de maneira geral.
Como sabemos a estrutura organizacional promove a separação dotrabalho em diferentes setores, ou seja, divide as tarefas entre os indivíduos e também ocasiona a hierarquia, isto é, repartição das pessoas em posições. Assim, percebemos que em uma organização á distintos níveis organizacionais, desde ao subordinado á chefia.
Dessa maneira, o principal objetivo deste trabalho é mostrar o papel dos administradores em cada setor administrativo,evidenciando também os elementos que compõe a identificação de uma empresa e os aspectos operacionais da mesma. Assim, com a realização deste trabalho, notei que meus conhecimentos na área administrativa se aperfeiçoaram e muito.





























DESENVOLVIMENTO


Administradores: são pessoas responsáveis por administrar uma empresa, tendo comobase o planejamento, a direção, o controle e organização da mesma.
Classifica o gestor pelo nível que ocupa na organização (de primeira linha, intermediários e altos administradores) e pelo âmbito das atividades organizacionais pelas quais são responsáveis (os chamados administradores funcionais e gerais). Pode ser pelos níveis que ocupam na empresa:
Gerentes dePrimeira Linha: Estão localizados no nível mais baixo de gerência, costumam ser chamados de supervisores, não são responsáveis por outros supervisores e gerenciam apenas trabalhadores operacionais.
Gerentes Médios: Estão localizados no nível intermediário, são responsáveis por Gerentes de Primeira Linha e podem também gerenciar trabalhadores operacionais.
Administradores deTopo: São comumente chamados de CEO (Chief Executive Officer), Presidente, Vice-Presidente, ocupam o cargo máximo nas organizações, são responsáveis por seu direcionamento e seus recursos.
Pelo âmbito das atividades dentro da organização:
Administradores Funcionais: são os administradores responsáveis por uma área funcional, e pela equipe que compõe essa área funcional.Ex.: Diretor de Marketing, Diretor de Produção, Gerente Comercial.
Administradores Gerais: comum em pequenas organizações, o Administrador Geral é responsável pelas diversas áreas funcionais da empresa e pelas pessoas envolvidas nas funções.
A área de operações e produção de uma empresa., é responsável em administra o sistema de produção, de modo a transformar osinsumos em produtos ou serviços da empresa. Este departamento tem como finalidade a dar suporte logístico aos seus setores, bem como providenciar as adoções das medidas por ele determinada e procedendo a seu planejamento para os setores que compõem tenha uma boa organização.
Os principais elementos do planejamento e do controle da área de operações são: Controle de produção diário emensal; Entrada de matéria; Controle de parada de máquinas e equipamentos; Consumo de matéria prima; Relatórios de consumo de matéria prima (deverão ser encaminhados mensalmente); Controle do estoque de explosivos (deverão ser encaminhados mensalmente); Coordenação dos funcionários da produção.
Nota-se que na área de contábil, tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus...
tracking img