Ecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Poderá estar a industrialização ao serviço da ecologia?

L/O/G/O

Poderá estar a industrialização ao serviço da ecologia? Em primeiro lugar é necessário definir industrialização e ecologia.
 - Industrialização: A industrialização é um processo que transforma uma área retrógrada e pouco evoluída numa área de maior fonte de riqueza e lucro. Este processo impulsiona uma gradual urbanização ecrescimento demográfico na área em que ocorre. As suas características principais são o aumento na divisão de trabalho, grandes processos em produtividade industrial e agrícola e o crescimento rápido da classe média e do padrão de consumo. A industrialização favorece a violência urbana pelo rápido desenvolvimento das áreas de trabalhos com máquinas, e por isso dispensa-se o uso do trabalho manual(humano), o que faz com que a taxa de desemprego aumente e surja uma crise.  - Ecologia: tem origem na palavra grega “oikos”, que significa casa, e em “logos”, que significa estudo. Em português, daria o nome: estudo da casa. Como tal, a Ecologia é a ciência que estuda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente. Estuda desde habitats marinhos e terrestre a interacções inter-específicas comopredação e polinização.

Poderá estar a industrialização ao serviço da ecologia?

“A nossa sociedade pode conseguir uma melhor protecção do ambiente, através de melhoramentos nas instalações industriais e nos respectivos processos de fabrico, na medida em que, ao reduzir o impacto ambiental, se minimizam os eventuais riscos provocados pelo aparelho produtivo.”

Problemas
O homem éresponsável pela destruição da natureza e também pelas indústrias. Consequentemente as indústrias que são património do homem também contribuem para esta destruição. Um aspecto muito relevante é a poluição que consiste na contaminação ou deterioração do ambiente com substâncias químicas, lixo, fumo, ruído etc..
Existem vários tipos de poluição, porém apenas vamos nomear os que estão directamenteligados com as indústrias.

Problemas – Poluição
 - Poluição Atmosférica: é a poluição que afecta directamente os ares que respiramos. As indústrias e o tráfego automóvel são os principais responsáveis por este tipo de poluição isto porque libertam substâncias químicas tais como dióxido de carbono e óxidos de enxofre para a atmosfera.

 - Poluição do Solo: resulta do despejo de resíduos nosolo sem qualquer preocupação. Muitas das vezes estes despejos são realizados em locais inadequados e ilegais.

Problemas – Poluição
 - Poluição da Água: é talvez o tipo de poluição mais comum, não só actualmente uma vez que desde sempre o homem procurou locais junto a cursos de água, mas por uma questão de necessidade óbvia. Porém, com o passar do tempo os corpos hídricos (rios, lagos, mar...)acabaram por ser os destinos favoritos para lançamento de esgotos tanto a nível industrial como de residências particulares.
Outra questão relevante é o facto de toda a poluição atmosférica e do solo ter consequências directamente ligadas aos recursos hídricos, já que a chuva permite uma “ligação” entre todos estes tipos de poluição.

Problemas – Poluição
 - Poluição Sonora: por vezes estetipo de poluição é indiferente a muitas pessoas, pois estas já se encontram habituadas. Este tipo de poluição é mais frequente nas cidades (os sons resultam do tráfego e de outras actividades do quotidiano) e nas indústrias devido às máquinas utilizadas.

Soluções – Energias Renováveis
 Energia Nuclear – Consiste numa mutação química de átomos com o objectivo de causar reacções nucleares. Nãoé muito usual devido aos elevados custos de instalação e manutenção das centrais nucleares. Por outro lado é vantajoso uma vez que os combustíveis criados são economicamente acessíveis e de fácil transporte, também é a fonte mais concentrada de geração de energia.  Energia Geotérmica – É uma forma útil de usar o calor que existe no interior da terra, através de processos que permitem que o...
tracking img