Ecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (980 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

RELATÓRIO DE ECOLOGIA: SELEÇÃO DE HABITAT POR PEQUENOS MAMÍFERAS.

Professora Érica Hasui

Grupo:


Introdução
A vegetação inicial permite oestabelecimento e a preparação do ambiente para o inicio de espécies vegetais e animais. No inicio a vegetação regula não apenas a quantidade de espécies vegetais e animais, mas fluxos biogeoquímicos como: água;carbono; nitrogênio; sendo fundamental nos balanços energéticos.
Segundo Margalef (1968), a sucessão inicial representa um incremento de informação em um ecossistema, a sucessão parte deecossistemas mais simples para mais complexos, com um maior número de níveis tróficos e maior diversidade de espécies e formas vitais. Entretanto para Odum (1969) o processo de sucessão converge para umsistema com máxima biomassa e diversidade.
A vegetação inicial baseia-se inicialmente com pequena quantidade de vegetação rasteira, baixa biodiversidade, substrato recém formado ao invés de um solodesenvolvido. No entanto ela tem como modelo a passagem para uma vegetação tardia (Clímax), onde se caracteriza com biodiversidade tanto vegetal como animal. Na prática essa regeneração de vegetaçõesacontece após: queimadas e aplicação imprópria de fertilizantes.
A vegetação tardia é a substituição da vegetação preexistente. Para Orlóci (1993) o termo "regeneração" define o que acontece com avegetação ao invés "sucessão secundária", destacando que a vegetação não volta ao estágio original. A complexidade e biodiversidade desse habitat são muito maiores em relação à inicial, devido àquantidade de espécie preexistente.

Objetivo
Com base nas hipóteses formuladas sobre qual vegetação cada espécie de rato deve habitar, devemos comprová-las a partir de um embasamento teórico, ecompará-las com os gráficos construídos através dos dados fornecidos.
Metodologia
O Musaranho irá habitar lugares como matas, arbustos e sebes, preferindo pontos obscuros que estão úmido e frio, à...
tracking img