Trabalhando com livros de literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto: Invenções de todos os tempos (retirada do livro LIP – Eloísa Mara)
Realizado com: 5º ano

1. Qual foi o 1º invento elencado?
2. Qual foi o mais recente?
3. Qual a diferença entre esses inventos?
4. Qual a diferença entre o ano atual para o ano em que o papel foi inventado?
5. Se dividirmos a soma do ano dos inventos do rádio e do telefone pela diferença do tempo dainvenção da televisão, que resultado obteremos?
6. O resultado acima indicou que diferença do tempo da invenção da televisão é um número divisor da soma dos inventos? Por quê?
7. Qual a diferença entre o ano em que o papel foi inventado e o ano do seu nascimento?
8. Se somarmos os anos dos inventos do avião, do papel, do telefone e do rádio, que resultado obteremos?
9. Há quanto tempo o avião foiinventado?
10. Se dividirmos esse tempo em 3, qual será o quociente? E o resto? Podemos dizer que o tempo em que o avião foi inventado é múltiplo de 3? Por quê?
11. Faça um desenho de uma coisa que você gostaria de ter inventado.

Livro: Joãozinho e Maria (recontado por Ruth Rocha)
Realizado com: 5ºAno

1. Joãozinho foi esperto ao jogar as pedrinhas para marcar o caminho decasa. A cada 2 metros, ele jogava uma pedrinha. Julgando que eles tinham caminhado 2000 metros, quantas pedrinhas ele jogou?
2. Na cena da 1ª caminhada aparecem árvores com frutos. Imagine que uma macieira dá 25 kg de frutos por ano. Ao longo de 5 anos, quanto ela terá produzido?
3. João e Maria caminhavam desde as 6h30min por um período de 7 horas. Depois, comeram e adormeceram. Acordaram ànoite, às 18h30min. Por quanto tempo eles dormiram?
4. Na 2ª caminhada, os pais de João e Maria caminharam ainda mais. Supondo que eles tenham andado 2500 metros da 1ª vez, se eles caminharam mais 1800 m., quanto foi que eles andaram?
5. Da 2ª vez, o plano de Joãozinho não deu certo e eles caminharam ainda mais, perdendo-se do caminho de casa. Calcule a distância final, sabendo que elescaminharam mais metade da 1ª caminhada.
6. A casa de doces deu um trabalhão para ser construída! Mas a bruxa não se incomodou, pois o que ela queria era comer as criancinhas. Ela gastou 75 kg de farinha de trigo, 83 kg de açúcar, 52 kg de chocolate em pó, além de 28
kg de balas e pirulitos. Quantos quilos ao todo ela gastou?
7. Quando capturou Joãozinho, a bruxa queria que ele engordasse para podercomê-lo. Ele comia cerca de 950 gramas de comida por dia. Em 15 dias, quanto ele comeu?
8. Maria foi esperta ao acabar com a bruxa. Ao libertar seu irmão, eles encontraram seu tesouro. Havia uma caixa com 245 moedas de ouro. Se cada moeda vale R$ 18,00, quanto eles conseguiram?
9. Para o caminho de volta, João e Maria tiveram de contornar a casa da bruxa e acabaram andando mais 1380 metros.Considerando o total que eles já haviam caminhado para chegar à casa da bruxa, quantos metros eles
andaram para chegar à casa dos pais?
10. Os pais de João e Maia ficaram tão felizes com o retorno dos filhos que resolveram dar uma festa! Eles gastaram 78 moedas de ouro. Calcule quanto eles gastaram em reais, observando o valor de cada moeda na questão nº 08.
11. Imagine a floresta ondemorava a bruxa e o caminho feito por João e Maria e desenhe-os.

Livro: O mágico da matemática (Oscar Guelli)
Realizado com: 5ºano

Os alunos refizeram as mágicas do mágico da história usando a idade dos pais e a data do seu aniversário. Exemplo:
• Multiplique quantos anos tem seu pai por 4;
• Some 12 ao resultado;
• Diminua 15 do resultado;
• Qual foi o número obtido?
•Diminua 15 do resultado;
• Some 12 ao resultado;
• Multiplique quantos anos tem seu pai por 4.
• Viu o que aconteceu?

Livro: A princesa que tudo sabia menos uma coisa (Rosane Pamplona e Dino Bernardi Jr)
Realizado com: 5ºano

1. A princesa não queria saber de se casar e, como era desejo de seu pai, disse que só se casaria com quem lhe fizesse uma pergunta que ela não...
tracking img