Ecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ecologia - 

1. Construir um diagrama do ecossistema de um pequeno açude de água doce, colando fotografias/figuras dos animais existentes.
Item prático.
NOTA – Utilize o item 5 para obter todas as informações que formam um ecossistema e tome como base para formar o ecossistema pedido neste item.
2. Escolher um mamífero, um pássaro, um réptil e um anfíbio que sejam comuns na região em quevocê mora, e construir para cada um deles um diagrama de sua pirâmide ecológica.
Colocamos abaixo um exemplo de cada. Note que na cadeia alimentar de um grupo são encontrados sempre outros grupos. Para ela ser completa é necessário que os decompositores levem o animal do topo (morto) para a terra, servindo de nutriente para os vegetais.
Mamífero Pássaro Réptil Anfíbio

Baleia Orca ÁguiaJibóia Sapo
¯ ¯ ¯ ¯
Foca Cobra Rato Grilo
¯ ¯ ¯ ¯
Peixe Bode Grilo Grama
¯ ¯ ¯
Plâncton Grama Grama
3. Saber o significado dos seguintes termos:
a. Ecologia - é o estudo dos seres vivos e o ambiente onde vivem, bem como as suas inter-relações.
b. Comunidade - conjunto de populações animais e vegetais que vivem numa área se relacionado uniformemente.
c. Cadeia alimentar - conjunto dealimentos disponível para as populações animais e vegetais.
d. Comensalismo - dois seres de espécies diferentes que dependem um do outro para viver.
e. Sucessão ecológica - quando um ser vive substitui o outro na cadeia, tornando-se o dominante.
f. Plâncton - existem 2 tipos: fitoplancton (vegetal) e zooplancton (animal). Vivem em suspensão nas águas doces, salobras e marinhas.
g.Conservação - a conservação ambiental consiste de conservar aquilo que temos para não ter problemas no futuro.
h. Comunidade clímax - comunidade que possui todos os elementos necessários para a teia alimentar, em harmonia.
i. Autotrófico - fabricam a própria alimentação através da água e gás carbônico. Ex: Plantas.
j. Bioma - conjunto de seres vivos de uma área.

4. Fazer observações detalhadas, emcampo, e estudos, em livros, sobre o habitat de alguns pequenos animais de sua região. Escrever um trabalho: metade dele com os resultados de suas observações, e metade a partir de estudos de livros. Cerca de 700 palavras.
NOTA – Pesquise em livros de biologia, ciências do ambiente, etc. Não faça sobre o seu bicho de estimação, pois sua casa é um habitat artificial.
5. Definir um ecossistema edeclarar os fatores biológicos e físicos básicos que o mantém equilibrado.
Os fatores abióticos (não-vivos) do ecossistema são: luz solar, calor, água em estado líquido, ar puro e solo. Os fatores bióticos (vivos) são: os produtores (plantas em geral), os consumidores primários (herbívoros), os consumidores secundários (carnívoros) e os decompositores (fungos e bactérias) que promovem a volta damatéria ao ambiente físico para fechar a cadeia alimentar.
6. Investigar como se faz a coleta de lixo em seu bairro. Quanto lixo sua família joga por dia? Por semana? Por ano? Como poderiam lidar melhor com o lixo?
NOTA - Cada cidade tem o seu lixão e a quantidade de lixo por família/dia pode variar. Consulte o lixão de sua cidade e procure dados sobre isso. Sem dúvida nenhuma, a melhor forma deajudar é praticando a reciclagem do lixo. Separando o metal, plástico, vidro e papel dos orgânicos e entregando nos lixos destinados a este fim. Com as latas de alumínio recicladas pode-se até ganhar dinheiro com a venda.
7. Ler o jornal de uma cidade grande (a mais perto da sua se você não mora numa cidade grande) durante um mês, procurando os níveis de poluição atmosférica. Faça um gráficodemonstrando a curva deste nível durante o mês. Descobrir o que causou os pontos altos de sua curva.
NOTA - Este item deve ser feito da seguinte maneira, pegue um jornal de grande porte, como Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo, ou qualquer outro que fale sobre a sua região e observe todos os dias, durante o mês em questão como está o nível do ar em seu bairro. Faça um gráfico...
tracking img